Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

domingo, 1 de dezembro de 2013

SEGURANÇA - PM-CE TERÁ 17 MIL HOMENS ATÉ 2014

Foto: Tuno Vieira/DN
Editais para concursos e a recente convocação de candidatos aprovados elevarão o contingente que ainda é deficitário.
Até o fim da atual administração estadual do Ceará, a tropa da Polícia Militar deverá chegar a 17 mil integrantes. Esta é a previsão do Governo diante das últimas contratações e das convocações anunciadas pelo governador Cid Gomes.
No dia 1º de novembro, cerca de 1.100 novos policiais militares ingressaram oficialmente na Corporação. Todos eles já estão sendo empregados no reforço de diversas áreas da Capital cearense.
No último dia 18, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou uma mensagem do Poder Executivo para a convocação dos candidatos ao cargo de soldado PM aprovados no concurso realizado em 2011. O objetivo é preencher todas as vagas existentes (1.100) até o mês de dezembro de 2014.

Edital
A mensagem também estabelece que, até o prazo de 31 de dezembro de 2014, esteja concluído o Curso de Formação profissional dos novos PMs, através da Academia Estadual da Segurança Pública (Aesp).
Também foi lançado um edital para a contratação de mais servidores para a área da Segurança Pública. O documento diz respeito a um novo concurso para o preenchimento de 500 vagas no sistema, sendo 200 vagas para o cargo de primeiro-tenente da PM (180 para homens e 20 para mulheres)
As outras 300 vagas estão destinadas ao Corpo de Bombeiros Militar (CPM) distribuídas da seguinte forma; 30 vagas para o posto de primeiro-tenente (27 homens e três mulheres) e 270 vagas para soldados para a mesma corporação (256 homens e 14 e mulheres).
Até outubro, o contingente da PM era de aproximadamente 15 mil homens. No entanto, no dia 1º de novembro, o Governo do Estado, oficializou e realizou uma solenidade no Centro de Eventos do Ceará para a incorporação de 1.057 novos soldados.
Todos já estão atuando nas ruas da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza, depois de concluírem o Curso de Formação Profissional na Aesp. A preparação foi rígida e intensa.
Disciplinas
Os novos PMs tiveram que cumprir uma intensa carga horária de, nada menos, que 1.020 horas/aula. Tiveram que passar por dezenas de disciplinas, entre elas, "Sociedade, Ética e Cidadania´; ´Fundamentos Psicossociais do fenômeno na Violência´, ´Isolamento e Preservação de Local de Crime e Sinistro´; ´Armas, Munições Letais, Menos Letais e Equipamentos´, além de, Defesa Pessoal; Técnica Policial Militar, entre outras.
Com a chegada dos novos policiais, ao contingente disponibilizado para os comandos de Policiamento da Capital (CPC), Metropolitano (CPM) e do Interior (CPI) foram aumentados.
Capital
Mas, a prioridade da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Comando-Geral da PM neste momento é o reforço na segurança de Fortaleza, que vinha sendo sacudida por uma onda de assaltos nos semáforos, ataques ´saidinhas´ e sequestros-relâmpagos, deixando os cidadãos assustados.
Nas principais praças da Capital, como a do Ferreira, José de Alencar, do Carmo, do Coração de Jesus, da Estação, Portugal, da Sé, da Lagoinha, entre outras, já é possível se observar a presença de policiais à pé, fazendo o patrulhamento.
Também foram reforçadas outras áreas de segurança e que são de interesse turístico, como a Avenida Beira-Mar, a Praia do Futuro, o Mercado Central e os corredores de maior tráfego, como as avenidas Santos Dumont, Bezerra de Menezes, Desembargador Moreira, Abolição, Leste-Oeste, além da Costa Oeste, na Barra do Ceará.
Conforme o Comando-Geral, depois de um período de instalação do novo policiamento, será feita uma avaliação para se saber dos efeitos da presença ostensiva da PM nesses locais, com base no cruzamento com os registros da Coordenadoria Integrada de Operações de segurança (Ciops) e pelos Boletins de Ocorrência registrados nas delegacias da Polícia Civil.
Lançada
Na última sexta-feira, o Comando-Geral lançou, oficialmente, a ´Operação Centro Seguro´, que vai ser realizada até o dia 4 de janeiro. Ela tem por objetivo, segundo a SSPDS em Nota Oficial, propiciar ao fortalezense tranquilidade ao ir ao Centro para as compras de Natal e Ano Novo.

FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário