Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 28 de dezembro de 2013

ITAPIPOCA - ADUTORA SOFRE TERCEIRO VAZAMENTO EM MENOS DE 24H

Foto: Eldem Martins/Divulgação/DN
Cagece informou que concerto foi concluído nesta manhã.
Mais um novo vazamento ocorreu na madrugada deste sábado (28) na adutora de Itapipoca que deve levar água do Açude Gameleira ao município. Com isso, a cidade continua sem abastecimento de água. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou que o concerto foi concluído e os testes na tubulação no foram retomados no fim desta manhã.
Governador Cid Gomes esteve trabalhando na obra de recuperação
Em nota, o órgão ressaltou que, continuará com os testes operacionais da Cagece até o sistema estar em todas as condições de funcionamento adequado.
Esta é a terceira vez que acontece vazamento na adutora em menos de 24h. Na noite de sexta-feira (21), mesmo após reparos realizados na adutora, mais dois novos vazamentos ocorreram. Em nota, a Cagece havia informado estar trabalhando para solucionar o problema.

A adutora tem cerca de 30 quilômetros e foi construída para levar água do Açude Gameleira. Desde o dia 6 de dezembro a adutora estava em sistema de testes e foi acionada na última segunda-feira (23), quando apareceram vazamentos em diversos pontos.
Desde a última segunda-feira, operações emergenciais foram montadas em Itapipoca. Cagece e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estão trabalhando para restabelecer o abastecimento.
O governador Cid Gomes também acompanha diariamente as obras na cidade e abriu um inquérito para apurar as causas da falta de água. Cid também está ajudando nas obras, fazendo alguns reparos, e, na visita da última quinta-feira (26), mergulhou na adutora.
Investigações
O governador acionou a Polícia Civil do Ceará para que investigue construtoras e empreiteiras envolvidas na construção. O responsável pelo inquérito o titular da Delegacia de Crimes contra a Administração Pública, Everardo Lima, revelou que já ouviu 6 pessoas envolvidas e marcou mais 3 depoimentos para a próxima segunda-feira (27).
“Estamos apurando o porquê do rompimento da tubulação de PVC devido a pressão. Uma amostra de material foi levada para analise a fim de averiguar se está dentro do padrão e trabalhamos também com a possibilidade de reestudo do projeto”, conta o delegado.
Adutora é construída desde 2011
A adutora estava em construção desde 2011 e deveria ser entregue antes do fim do ano. A cidade está entre os municípios que decretaram estado de emergência no Estado e se encontra há duas semanas sem água.
A construtora PWE Ltda, contratada inicialmente para a construção, decretou falência, sendo necessária a contratação com dispensa de licitação a empresa Primor, com caráter de urgência. A adutora foi entregue à Superintendência de Obras Hidráulicas no dia 20 quando foi ativada.
Na ocasião, foram identificado dez pontos de grandes vazamentos.
Com informações da colaboradora Jéssyka Rodrigues.

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário