Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

terça-feira, 27 de agosto de 2013

CAPITAL - MÉDICOS ESTRANGEIROS SÃO RECEBIDOS COM PROTESTOS DE MÉDICOS DO CEARÁ.

Foto: TV Verdes Mares/Reprodução/G1CE.
Abertura do curso foi realizada na Escola de Saúde Pública, em Fortaleza. 
Capacitação para médicos do 'Mais Médicos' durará 21 dias.
Um grupo dos médicos estrangeiros do Programa Mais Médicos participou na noite desta segunda-feira (26) da abertura do curso de 21 dias sobre a saúde pública brasileira. A solenidade foi realizada na Escola de Saúde Pública do Ceará, no Bairro Meireles, em Fortaleza. No Ceará, estão 96 médicos de  países como Portugal, Cuba, Bolívia e Espanha, que chegaram a Fortaleza no último fim de semana.
Na frente do prédio da Escola de Saúde Pública, durante a solenidade de abertura do curso, um grupo de médicos protestava, pedindo a realização do Revalida. O treinamento será realizado em oito capitais. Na capital cearense, o curso terá o acompanhamento da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Escola de Saúde Pública (ESP).

De acordo com o Ministério da Saúde, os médicos do programa terão informações sobre a saúde pública brasileira, especialmente sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), o perfil epidemiológico da população, sobre o Código de Ética e outros temas da rotina de trabalho dos sanitaristas.
Após a conclusão da capacitação, os 96 médicos irão para os seus destinos de trabalho nos Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. Os médicos estrangeiros e brasileiros com diploma emitido no exterior começam a trabalhar no dia 16 de setembro.
De acordo com o Secretário de Gestão Estratégica do Ministério da Saude, Odorico Monteiro, os médicos cubanos e os de outros países que vierem trabalhar no Brasil, receberão um registro provisório do Conselho Regional de Medicina (CRM-CE). "Esses médicos trabalharão exclusivamente nas unidades de atenção básica de saúde. Isso signfica que eles não vão poder realizar nenhum procedimento cirúrgico - mesmo que seja obstetrícia - aplicar anestesia nem dar plantão em qualquer unidade de saúde, seja pública ou privada".
Chegada
No domingo (25), um voo fretado pelo governo cubano desembarcou com 194 médicos no aeroporto de Fortaleza. Setenta e nove deles ficam em Fortaleza e os demais seguem para Salvador (BA) e Recife (PE). Os médicos ficarão hospedados em alojamentos do Exército Brasileiro enquanto durar o período de capacitação e a transferência para os municípios onde irão atuar.
Dezenove municípios cearenses serão beneficiados nesta fase inicial do programa, que prevê a contratação de 106 médicos brasileiros e cinco estrangeiros para o Estado. No Brasil, 701 cidades receberão profissionais.

Fonte: G1 CE.
Veja mais:
 
Fotos: TV Verdes Mares/Reprodução/G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário