Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

IPU - SURTO DE CATAPORA ASSUSTA MORADORES, DUAS CRIANÇAS MORRERAM POR CAUSA DA DOENÇA.

Foto: Fagner Freire/ipunoticias.net
A Varicela, também conhecida por Catapora é uma das doenças mais comuns da infância. Mas aqui no Ipu-Ce, interior do estado, um surto da doença está preocupando muitas famílias. Os casos têm se complicado e duas crianças morreram.
A doença começa a se manifestar com manchas vermelhas que logo se transformam em bolhas e em seguida viram casquinhas, pontinhos pretos que se espalham rapidamente pelo corpo. É comum ter dor de cabeça, mal estar, falta de apetite, cansaço e também febre. Se os sintomas persistirem por muito tempo, com dores fortes e a febre ultrapassar 39 graus é preciso procurar um médico.
E foi isso que duas famílias do município, fizeram ao detectar a doença, procuraram atendimento médico, o primeiro caso aconteceu, no último domingo, (08/01) a vitima Ryan Peres Tavares, 5 anos incompletos, foi levada para o Hospital Municipal e acabou não resistindo a doença e faleceu.
 O segundo caso acabou vitimando a criança Maria Eduarda Alves Linhares, 11 anos que faleceu hoje, sexta-feira (13/01) ela foi atendida em dois Hospitais Particulares primeiramente em Ipu, em seguida em Sobral onde acabou não resistindo.
O vírus pode ser transmitido pelo ar ou em contato com a pessoa doente. A vacina não é oferecida pela rede pública. Segundo a Secretária de Saúde, Dra. Efigênia Mororó está sendo realizado um estudo para saber quantos crianças contraíram a doença no município.

Negligência.
A mãe do pequeno Ryan, a dona de casa Ana Lúcia Peres Amorim culpa a morte do filho uma possível negligência médica por parte do Atendimento no Hospital Municipal de Ipu, pois segundo ela o filho não teria tido um atendimento adequado.
A Secretária de Saúde defende dizendo que os casos são lamentáveis, porém não tem nada haver com atendimento e sim uma fatalidade que não poderia se prever. "A Saúde do Ipu, não tem culpa com isso, são vírus que chegam e que desenvolve uma septicemia rapidamente" explica a secretária
Veja no vídeo abaixo a entrevista concedida pela Secretária de Saúde do Município, sobre o "Surto de Catapora na cidade". A entrevista foi gravada na manhã de hoje, sexta-feira (13/01) durante uma inauguração da Sala de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde, no Hospital Municipal Dr. Evangelista de Oliveira.

Fonte: Ipú Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário