Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

terça-feira, 20 de setembro de 2011

CIÊNCIA - SATÉLITE A CAMINHO DA TERRA: NASA JÁ SABE QUANDO ELE VAI CAIR, MAS NÃO ONDE.

Foto: Superinteressante.
Lembra que na semana passada nós falamos que um satélite velho de 6,5 toneladas iria cair na Terra e a NASA não sabia dizer nem onde e nem quando?
Pois agora temos boas novas (ou quase): a agência já sabe quando ele vai cair.
O satélite UARS está com chegada marcada para esta sexta-feira, dia 23 – com margem de erro de um dia a mais ou a menos. De acordo com os cálculos dos cientistas da NASA, o satélite vai se quebrar em uns 26 pedaços conforme for chegando mais perto do nosso planeta. A peça mais pesada terá mais ou menos 158 quilos.
A má notícia é que, além de não haver muita certeza do local da queda, existe a probabilidade de algum pedaço cair na cabeça de alguém: há 1 chance em 3.200, para ser mais exato. Se você for parar para pensar, é uma chance bem grande.
“É um problema difícil de cálculo”, afirmou Steve White, professor de física da California State University. “Ele está se movendo realmente rápido. Na verdade, ele dá uma volta completa na Terra a cada 90 minutos”.
O melhor cálculo até agora estabeleceu que ele deve cair entre os 57º de latitude norte e os 57º de latitude sul – ou seja,  basicamente todas as regiões habitadas do globo abaixo de Juneau, no Alasca. Tenso.

Fonte:  Super interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário