Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SOBRAL - RADARES COMEÇAM A MULTAR A PARTIR DE HOJE.

Clique para Ampliar
Foto: Lyana Ribeiro/DN
Os motoristas devem ficar mais atentos à velocidade permitida nas ruas de Sobral a partir de hoje, sob pena de multa.

A partir de hoje, os motoristas deste Município devem ficar ainda mais atentos à velocidade máxima permitida nas principais vias. Isto porque começam a funcionar hoje os radares instalados pela Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano de Sobral. Com o novo equipamento, o órgão começa a multar quem ultrapassar a velocidade máxima permitida, ultrapassar sinal vermelho ou parar na faixa de pedestres. Segundo Everardo Soares, coordenador municipal de trânsito, foram instalados nove radares fixos e um móvel, este último mudará de local diariamente. "Queremos evitar acidentes de trânsito causados pela imprudência com velocidade muito alta", explica Everardo Soares.

Advertência
Desde junho passado, 4.500 notificações foram emitidas e enviadas para os motoristas como advertência. "A carta é idêntica a uma multa, mas não tem valores porque nosso objetivo é educar antes de multar. Mas a partir de hoje, as multas são pra valer", diz Soares.
Os flagrados acima da velocidade máxima permitida em até 20% serão multados como uma infração média, entre 20% e 50% acima da velocidade permitida se enquadrarão como infração grave, e acima de 50% da velocidade, multa gravíssima. Neste último caso, o motorista também tem a carteira retida. Em todos os casos, o infrator pode recorrer da notificação em até 30 dias.
O Município de Sobral tem 16 agentes de trânsito e um novo concurso está programado para os próximos meses. "Nosso efetivo ainda é insuficiente e os radares irão nos auxiliar na fiscalização. Sem contar que trabalham diariamente", revela o coordenador de trânsito.

Táxi
A fiscalização poderia acontecer mais efetivamente nos finais de semana, conforme explica o proprietário da frota de táxi Chame Táxi, Sérgio Menezes. "Toda forma de fiscalizar é válida, e os radares móveis são mais uma forma de educar o trânsito de Sobral. Mas também gostaria que a fiscalização coibisse mais o motorista que bebe e depois pega a direção", diz.
Com vários táxis circulando na cidade, quatro multas educativas já estão expostas no mural da Chame Táxi. "Me reúno com meus motoristas para cobrar deles mais responsabilidade, e as multas são meu assunto quase todos os dias. Não tem como continuar andando acima da velocidade permitida", explica Sérgio Menezes.
A lição foi aprendida pelo taxista Roni Figueiredo antes mesmo de ser notificado. "Mesmo antes de colocarem esses radares nunca excedi a velocidade. Sempre ando devagar", detalha o motorista, que circula em Sobral há um ano e meio.
Em uma parada de ônibus da Avenida Fernandes Távora, no bairro Sinhá Sabóia, o mecânico João Batista mostrava ceticismo na nova fiscalização. "Ontem mesmo vi um carro passar o canteiro central só para não andar alguns metros até o retorno. O radar móvel é interessante mais não descarta a fiscalização com os guardas", disse.
Para o mecânico, em todos os locais onde foram instalados radares móveis deveria ser colocado também uma faixa de pedestres. "Aqui é difícil atravessar em algumas horas do dia. O redutor seria mais útil se uma faixa facilitasse a nossa ultrapassagem" finaliza. Os radares estão nas avenidas Fernandes Távora, Idelfonso de Holanda Cavalcante, Doutor Arimatéia Monte Silva e John Sanford.

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura Municipal de Sobral, Rua Viriato de Medeiros, 1250 Centro, fone: (88) 3677.1100
http://diariodonordeste.globo.com/www.sobral.ce.gov.br


Lyana Ribeiro
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário