Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SAÚDE - SESA REALIZA SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA E CONTROLE DA PESTE EM MUNICÍPIOS CEARENSES.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) realiza o Seminário de Atualização em Vigilância e Controle da Peste. O objetivo é desenvolver, nos profissionais de saúde, conhecimentos, habilidades e atitudes nas ações de vigilância e controle da peste. O encontro será realizado a partir desta terça (23) e segue até a quinta-feira (25).
Na terça-feira (23), o seminário acontece em Uruburetama. Em seguida, passa por Itapipoca (dia 24) e Itapajé (dia 25). O encontro tem como público-alvo médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, supervisores técnicos de endemias, coordenador da vigilância epidemiológica e laboratoristas.
Os interessados em participar podem entrar em contato com a coordenação pedagógica do curso e falar com a Ana Luísa Melo, por meio dos telefones (85) 3101-1400 ou (85) 3101-1407.
Sobre a peste
A peste trata-se de uma infecção causada pela bactéria Yersinia pestis e é conhecida desde a antiguidade. Apesar disso, ela ainda continua a ocorrer no mundo, sobretudo na África, onde ocorrem mais de 90% dos casos notificados.
Transmissão
A forma de manifestação no ser humano se dá por meio de três formas clínicas principais: bubônica, septicêmica e pneumônica. Em condições especiais, como na peste pneumônica, pode ocorrer a transmissão inter-humana, com alta letalidade e transmissibilidade.
A peste no Ceará
De acordo com a Sesa, o Estado do Ceará é considerado um dos focos de peste no Brasil. Os principais pontos em que a doença se propaga com mais facilidade estão nas Serras de Baturité, do Machado, das Matas, da Pedra Branca, de Uruburetama, da Ibiapaba e Chapada do Araripe.
Com informações da Sesa

Fonte: Jangadeiro Online.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário