Foto Ilustrativa - Google Imagens. |
Caso descumpram a regra, lojistas poderão ser multados em até R$ 1,5 milhão.
Aparelhos elétricos com tomadas fora do padrão estabelecido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) não poderão ser comercializados a partir desta sexta-feira (30). A padronização das tomadas foi determinada pelo órgão em 2000, quando teve início o prazo para que os fabricantes se adequassem a nova regra.
Caso lojistas sejam flagrados oferecendo esses produtos poderão ser multados em até R$ 1,5 milhão. Segundo o órgão, havia mais de 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas diferentes.
A partir de amanhã, só poderão ser vendidos plugues de dois tipos - com dois ou três pinos, conforme a necessidade de isolamento elétrico do aparelho - e com pinos de duas espessuras distintas - 4 ou 4,8 milímetros de diâmetro, conforme o aparelho opere com até 10 ampéres ou entre 10 e 20 ampéres, respectivamente.
Alfredo Lobo, diretor da Qualidade do Inmetro, assegura que "a fiscalização é feita pelo Ipem [Instituto de Pesos e Medidas] em cada Estado. Há cerca de 700 profissionais em ação".
*Com informações da Folha de São Paulo
Fonte: Ceará agora.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário