Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

terça-feira, 22 de março de 2011

VEJA 7 DICAS PARA SE PROTEGER DOS GOLPES DE CLONAGEM DE CARTÃO E CRÉDITO.

As promessas de prêmios por e-mail, ligações falsas pedindo confirmação de dados e até mesmo um descuido na hora de entregar o cartão de crédito em uma loja ou restaurante são situações comuns utilizadas pelos golpistas para roubar dados pessoais e financeiros. Confira algumas dicas para não ter o seu cartão de crédito clonado ou roubado:
1. Compras pela internet
Tome cuidado com transações feitas pela internet, mantendo o antivírus sempre atualizado. Uma dica é solicitar ao banco o serviço de "alertas de transação" por email ou SMS para acompanhar o andamento das suas compras.
2. Não abra e-mails suspeitos
Conhecido como “phishing”, os golpistas enviam e-mails enganosos, prometendo fotos ou prêmios, com o intuito de instalar programas para roubo de dados e senhas em seu computador.
3. Antes de viajar, avise o banco
Informe ao banco (antecipadamente) para onde pretende viajar e por quanto tempo. Não se esqueça de anotar o número do cartão e o telefone do banco, em caso de roubo ou perda.
4. Não perca o cartão de vista na hora de pagar
As lojas e restaurantes são orientados a efetuar o débito com cartão na frente do cliente. Não esqueça de checar o valor do recibo antes de assiná-lo.
5. Cuidado no caixa eletrônico
Fique sempre atento às pessoas à volta. Muitos golpes começam em caixas eletrônicos, com pedidos de ajuda e golpistas de olho em pessoas distraídas na hora de digitar a senha, por exemplo.
6. Nunca passe informações por telefone
Nunca diga seus dados para atendentes ao receber ligações do banco. Apenas confirme informações dadas pelo atendente.
7. Cuidado com correspondências bancárias
Guarde seus extratos bancários em locais seguros e mantenha o endereço de entrega de correspondência atualizado para evitar que seus dados parem nas mãos de outras pessoas.
Por: Edson Ortega, diretor de Risco da Visa do Brasil

Fonte: Uol Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário