Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

GRANJEIRO - MORTE DE PEIXES ALERTA PARA QUALIDADE DA ÁGUA

Foto: Divulgação/DN
Piscicultura sofre nova baixa, com mais mortandade. As causas ainda serão investigadas.
Granjeiro - Moradores deste município, no Cariri cearense, estão preocupados com a elevada mortandade de peixes registrada nos últimos dias, no Açude Junco, reservatório que abastece a cidade e outras três comunidades rurais.
De acordo com o membro da Associação dos Gestores Ambientais do Estado do Ceará (Agace), André Wirtzbiki Alexandre, nas últimas 72 horas, já foram retiradas do açude quase três toneladas de peixes mortos.
"Ninguém sabe o que está acontecendo.
Não sabemos se a morte está sendo causada pela baixa oxigenação, pela grande quantidade de algas ou por outro problema. O fato é que a cidade está sentido os efeitos, milhares estão prejudicados", relata Wirtzbiki.
Ainda segundo Wirtzbiki, "duas mil pessoas dependem diretamente das águas do Junco", que atualmente está apenas com 8,45% de sua capacidade.
Investigação
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou que já foram retiradas amostras da água para identificar a causa da morte dos peixes. Enquanto a análise não é feita, o órgão suspendeu o abastecimento na cidade, que já vinha ocorrendo em regime de contingência.
"Há mais ou menos um mês o abastecimento está sendo feito dia sim, dia não. Agora, foi completamente interrompido", confirma Wirtzbiki.
A comunidade, que já sofria com os efeitos da estiagem, com a maior seca dos últimos anos, agora tem um agravante: a péssima qualidade da água. "Se já estava ruim sem a chuva, agora piorou, pois ninguém confia para consumir essa água". O aposentado José Marques ressalta, porém, que os efeitos só não são maiores ainda devido ao armazenamento em caixas d'águas.
Piora
Na avaliação do membro da Agace, o problema tende a se agravar quando as caixas secarem. "Muitas pessoas estão fechando os registros com medo dessa água do açude subir até a caixa e contaminar o pouco armazenado nesse período de estiagem. Quando a água acabar, o que iremos fazer?", questiona André. Á água que sai do reservatório apresenta um forte odor.
Hoje à tarde será realizada, na Câmara Municipal de Granjeiro, uma audiência pública, com a presença de membros da Cagece e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). "Queremos entender o que está acontecendo e precisamos de uma solução o mais breve possível. Em 57 anos de municipalidade, nunca havia visto isso", conclui o integrante da Agace.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/morte-de-peixes-alerta-para-qualidade-da-agua-1.1653697

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário