Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

terça-feira, 15 de novembro de 2016

CLIMA - ONU PREVÊ NOVO RECORDE MUNDIAL DE TEMPERATURA

Foto: Marcello Casal Jr./Agencia Brasil/DN
Marca deste ano supera registros da era pré-industrial em 1,2º C, conforme anunciou a OMM, na COP22.
Genebra - O mundo muito provavelmente voltará a bater o recorde de temperatura em 2016, com uma média de +1,2ºC em relação ao registrado na era pré-industrial, anunciou ontem a Organização Meteorológica Mundial (OMM), que é subordinada às Nações Unidas (ONU).
"Se isso for confirmado, o século XXI terá registrado 16 dos 17 anos mais quentes desde que tiveram início os registros" de temperatura no mundo, no final do século XIX, informou a OMM.

"Tudo parece indicar que 2016 será o ano mais quente" já registrado até agora, superando os dados do ano anterior, disse a organização em um comunicado durante a conferência da ONU sobre o clima (COP22), que está sendo realizada em Marrakesh, no Marrocos.
A tendência de aquecimento aumentou em 2015 e 2016 devido ao El Niño, o fenômeno meteorológico que afeta o Pacífico, explicou a OMM.
A cada cinco anos aproximadamente, o El Niño provoca um aumento das temperaturas, através de correntes de ar quente.
Temperaturas
A calota polar do Ártico encolheu até níveis desconhecidos e regiões inteiras da Groenlândia sofrem longas épocas de degelo.
"Em algumas regiões árticas da Federação Russa, a temperatura foi entre 6ºC e 7ºC acima do normal", destacou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.
A única região continental onde a temperatura foi inferior à normal está situada na zona subtropical da América do Sul, no norte e centro da Argentina e em partes do Paraguai e da Bolívia.
Os cientistas deram, por outro lado, uma boa notícia: as emissões de CO2, grandes responsáveis pelo efeito estufa, parecem estar controladas, pelo terceiro ano consecutivo.
No ano passado, foram emitidas 36,3 gigatoneladas de CO2 (GtCO2), um aumento de apenas 0,2% em relação a 2014, de acordo com o relatório.
O Brasil e o México reduziram de novo o nível das suas emissões. Esse avanço ainda é, porém, insuficiente para deter as mudanças climáticas, segundo os cientistas. Tal avaliação coincide com o aumento constante das temperaturas detectado pela OMM.
Acordo
A COP22 deve terminar na próxima sexta-feira (18) com um roteiro para a aplicação do histórico Acordo de Paris de 2015, no qual 196 países se comprometeram a trabalhar para que a temperatura do planeta não aumente mais de +2ºC em relação à era pré-industrial. Um aumento além desse limite traria consequências desastrosas.
Os desastres naturais atiram para a pobreza 26 milhões de pessoas todos os anos e provocam perdas anuais de 520 bilhões de dólares no consumo, diz relatório publicado ontem pelo Banco Mundial (BM).
O relatório analisa os efeitos dos fenômenos climáticos extremos ocorridos em toda a Terra em duas medidas: as perdas patrimoniais e as perdas no bem-estar, o que permite avaliar melhor os danos para os pobres.
A nova avaliação de perdas do BM é superior em 60% aos cálculos habituais das Nações Unidas (300 bilhões de dólares).
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/internacional/onu-preve-novo-recorde-mundial-de-temperatura-1.1651857

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário