Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 24 de outubro de 2015

CEARÁ - GAROTA DE 14 ANOS VAI FAZER ENEM COM MÃE E TIA

Foto: Academia Enem/Divulgação/G1
As três chamam atenção nos aulões gratuitos da Academia Enem.
Mãe quer estudar Biblioteconomia e tia tenta Enfermagem pela 2ª vez.
A estudante Flaviane Holanda, de 14 anos, chama atenção nos aulões da Academia Enem, curso gratuito da Prefeitura de Fortaleza, não só por ter apenas 14 anos e ainda estar no nono ano. Acompanhada da mãe e da tia, ela marca presença em todas aulas e tem incentivado outros estudantes e integrantes da própria família nos estudos para o exame. "Elas me inspiram e dão um estímulo para nunca desistir, apesar de eu estar fazendo o Enem pela primeira vez", conta a garota, que pretende usar essa edição e as duas próximas do Enem como "aquecimento" para tentar uma vaga no curso de Direito quando estiver no terceiro ano.
"Quero ser juíza ou promotora", afirma.
Lúcia Maria, a mãe de Flaviane, tem 49 anos e também faz o exame pela primeira vez. Para se preparar, a dona de casa decidiu voltar aos estudos depois de 14 anos. "Concluí apenas o terceiro ano e parei de estudar quando minha filha nasceu. Voltei agora e todos os sábados e domingos vou para a Academia Enem e na semana estudo com a minha filha o que eu não sei pergunto a ela. Nos assuntos mais complicados, como física e química, a gente escreve as fórmulas na parede de casa para ficar lembrando", explica. Com afinidade em História, Lúcia diz que gosta de ler e que pretende cursar Biblioteconomia. "Escolhi essa área por conta das oportunidades de concurso", justifica.
Tia tenta pela segunda vez
A única das três que não é estreante no Enem é a tia de Flaviane, Ana Lúcia, de 55 anos. Ela tenta pela segunda vez e almeja uma vaga em faculdade de Enfermagem. "Queremos seguir a tradição da família, com todos filhos aprovados no vestibular depois de serem alunos de escola pública", afirma a irmã dela. O incentivo em família já contagiou até quem não está tão estudioso na reta final do Exame. "Inscrevi também meu marido, que está viajando e volta amanhã. Todos nós vamos fazer o Enem", diz Lúcia Maria.
Para a maratona de provas, as apostas de mãe e filha são parecidas. "Estamos na espera da prova de História e Português", contam. Já o assunto que mais preocupa as duas são Física e Química. "Algumas matérias eu ainda não vi porque ainda nem comecei o Ensino Médio, mas daqui para o terceiro ano consigo acompanhar e dominar os temas", espera Flaviane. As provas do Enem ocorrem neste sábado (24) e domingo (25) e devem mobilizar 458.608 mil estudantes que se inscreveram para fazer o exame no Ceará.

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário