Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

ENDEMIA - CEARÁ PODE TIRAR DAS AMÉRICAS STATUS DE ÁREA LIVRE DO VÍRUS DO SARAMPO

Foto: G1 CE
Médicos e técnicos de saúde discutem ampliação de vacinação no estado.
Em 2015, estado foi único a já confirmar 1 caso; mais 46 são investigados.
Representantes da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde se reuniram nesta terça-feira (20) em Fortaleza para discutir a quantidade de casos de sarampo no Ceará. Segundo o Ministério da Saúde, o estado pode tirar das Américas o status de área livre do vírus do sarampo caso a doença não seja contida.
De acordo com a coordenadora nacional de imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, o estado precisa zerar o número de casos.
Nenhum pode ser confirmado nos próximos três meses,  para que o Ceará e o Brasil não sejam consideradas locais de risco permanente de contaminação da doença.  “É um momento de concentrarmos esforços. Criança de 6 meses até 5 anos devem estar devidamente vacinadas”, afirma.
Apesar de mais de 90% da população do Ceará estar imunizada, os casos da doença no estado continuaram a aparecer. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em 2014, o Ceará foi o estado que mais casos de sarampo no Brasil, 670. Em 2015, o estado foi único a confirmar um caso, no dia 5 de janeiro. Outros 46 estão sob investigação.
Casos
O único caso confirmado de sarampo em 2015 no país foi no município de Caucaia, que ainda tem outros dez sob suspeita. De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará, Fortaleza tem 29 casos notificados em investigação. Aquiraz tem dois, Eusébio, um, Paracatuba, um, Acaraú, 1, Beberibe, 1, e Maracanaú, 1. Oresultado dos exames deve sair até a semana que vem.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Caucaia, foi montado um esuema especial para monitorar os vixinhos das pessoas com casos suspeitos e a ampliação da vacinação  para pessoas até 29 anos. No ano passado, uma campanha nacional buscou vacinar crianças maiores de seis meses até os cinco anos de idade. O Ceará foi o estado que alcançou a melhor cobertura.

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário