Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quinta-feira, 5 de junho de 2014

SOBRAL - INCÊNDIO NA UVA MOSTRA PRECARIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE

Foto: Robens Dias/Blog B. Sinhá Saboia
Na noite do dia 4 de junho, no Campus CIDAO (antigo CENTEC) ocorreu um incêndio no meio de uma aula. O incêndio aconteceu na parte da noite a partir de um curto circuito gerado provavelmente devido uma sobrecarga na rede elétrica do Campus CIDAO.
Embora este seja um fato extremamente grave, não é a primeira vez que problemas elétricos ameaçam a vida de estudantes, professores e funcionários da universidade. No ano de 2013, por exemplo, ocorreu o mesmo problema que levou a apagão tanto no Campus CIDAO, como também no Campus Betânia, o principal campus da UVA. Além disso no último mês um acidente parecido levou a um quase incêndio quando um ar-condicionado quase que explode no meio de uma aula no CCH.
Os casos tem ficado cada vez mais constantes, porém professores mais antigos explicam que desde 2005 já se reclama junto ao governo reforma das instalações elétricas da UVA.

Embora o incêndio não tenha deixado feridos, a confusão e o pânico entre os estudantes foi geral. Muitos estudantes falam do medo de voltar a estudar em salas que podem pegar fogo a qualquer momento. A falta de extintores de incêndio prejudicou o combate ao fogo. Após a chegada do corpo de bombeiros o fogo foi apagado.
O presidente do DCE-UVA e estudante do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios disse que “os estudantes não podem mais suportar tal situação, não podemos vir para uma universidade estudar, torcendo para que a sala não pegue fogo”.
Já o estudante de Física e também do DCE-UVA, Berkson Araujo, afirmou que “não podemos continuar estudando assim, ou o governo e a reitoria resolvem os problemas elétricos na UVA ou não poderemos continuar arriscando nossas vidas diariamente nestas salas de aula precarizadas, nem extintor de incêndio tem aqui”.
Os representantes do DCE-UVA também afirmaram que não irão descansar até que a reitoria faça propostas concretas para a reforma da instalação elétrica da UVA, assim como a elaboração de um projeto contra incêndios. “Nossa prioridade é a segurança dos estudantes”, afirmou Alan Dias.
Fotos Robens Dias

Fonte: Blog B. Sinhá Saboia
Veja mais:
 
 
Fotos: Robens Dias/Blog B. Sinhá Saboia

Nenhum comentário:

Postar um comentário