Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

terça-feira, 1 de abril de 2014

CURIOSIDADE - COMO SURGIU A EXPRESSÃO “PUXA-SACO"?

Foto Ilustrativa
"Amado mestre, meu incontestável guru..." A figura do bajulador - o famoso puxa-saco - foi imortalizada por diversos personagens como o indefectível Rolando Lero, da Escolinha do Professor Raimundo. Retrato da sociedade, onde sempre há alguém disposto a bajular, adular, lisonjear, rasgar elogios, normalmente para obter vantagem.
De acordo com o professor de português e estudioso da língua AriRiboldi, a expressão puxa-saco teria surgido nos quartéis. É que os soldados rasos eram obrigados a carregar o saco dos suprimentos próprios e também o dos seus superiores hierárquicos, nas rotinas diárias e nas saídas a campo de provas.
O o professor lembra que os puxa-sacos, também conhecidos como baba-ovos, são comuns na política, "pois seus cargos dependem da bondade do figurão detentor do poder."
A eles cabe a tarefa apoiar incondicionalmente mesmo nos momentos de águas turvas, diz Riboldi, evocando outra expressão curiosa, a ser explicada em outra oportunidade: reconhecidos facilmente pelos patrões, são famosos pela grande capacidade de engolir sapos.

Fonte: Blog Sobral de Prima

Nenhum comentário:

Postar um comentário