Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

METEOROLOGIA - FUNCEME DIVULGA NOVO PROGNÓSTICO DE CHUVAS NESTA SEGUNDA-FEIRA

Foto Ilustrativa
Documento mostrará as precipitações nos meses de março, abril e maio.
Haverá reunião semanal do Comitê Integrado de Combate à Seca.
A  Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) vai divulgar nesta segunda-feira (24), às 9 horas, na sede da Defesa Civil Estadual, na Rua Oto de Alencar, 215,  Centro, o novo prognóstico de chuvas. Documento mostrará tendências para precipitações nos meses de março, abril e maio de 2014.
O documento a ser apresentado, mostrará a reavaliação das condições termodinâmicas dos oceanos Atlântico e Pacífico e da atmosfera. Também serão considerados os modelos atmosféricos da Funceme e de várias instituições nacionais e internacionais.
“Estamos rodando nosso modelo e avaliando a evolução dos sinais.
Também aguardamos os resultados dos modelos apresentados na III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, que acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Natal/RN, da qual a Funceme participa com meteorologistas de todo o País. Se houver alguma alteração nos sinais em relação ao que apresentamos em janeiro, o novo prognóstico vai indicar essa mudança”, explica Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.
Ele lembra que, no último dia 21 de janeiro, a Funceme divulgou prognóstico das chuvas de fevereiro, março e abril, apontando 40% de probabilidade de chover abaixo da média histórica, 35% de chance de chover na média e probabilidade de 25% para chuvas acima da média. Assim como este primeiro prognóstico de 2014, o novo documento a ser apresentado na segunda-feira, 24 de fevereiro, será de fundamental importância para nortear ações do Governo do Estado que são impactadas pelo regime de precipitações.
Comitê da Seca
Logo após a divulgação do novo prognóstico da Funceme, será realizada, no mesmo local, a reunião semanal do Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará, coordenado pelo secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins.
Na ocasião, será apresentado um balanço das várias ações do Comitê, envolvendo Operação Carros Pipas do Exército Brasileiro e da Defesa Civil, perfurações de poços, cisternas de consumo e produção, sistemas de abastecimento d'água dos programas Água Para Todos e São José III, Garantia Safra, máquinas e equipamentos para as prefeituras, novas adutoras de engate rápido e outras ações.
Os dirigentes e técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos, Cogerh, Sohidra e Cagece também apresentarão as ações de cada instituição.

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário