Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

terça-feira, 20 de agosto de 2013

FORTALEZA - PROFESSOR DO CHRISTUS É CONDENADO A 6 ANOS DE RECLUSÃO PELO VAZAMENTO DAS QUESTÕES NO ENEM.

Foto: Reprodução/TV Jangadeiro.
Segundo denúncias feitas por meio das redes sociais, apostilas entregues a alunos do colégio continham 14 questões idênticas a do exame.
O professor do colégio Christus foi condenado a seis anos de reclusão pelo vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (19).
Jahilton José Motta foi condenado por estelionato. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), ele teve acesso às questões por meio do pré-teste, realizado em outubro de 2010. O Christus foi uma das escolas sorteadas para a aplicação de pré-testes para o exame.
O juiz Danilo Fontenelle Sampaio também determinou o pagamento de multa de 400 salários mínimos, que deve ser pago em até 10 dias após a decisão condenatória.
Absolvidos
A funcionária Maria das Dores Nobre Rabelo também foi investigada pela Justiça, mas absolvida em seguida. As servidoras Camila Akemi e Maria Tereza Serrano Barbosa, que foram acusadas de participarem do vazamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep); e Evelina Eccel Seara, da Cesgranrio, também estão livres.

Polêmica
A suspeita de fraude começou logo após a aplicação do Enem, em outubro de 2011. Segundo denúncias feitas por meio das redes sociais, apostilas entregues a alunos do colégio Christus, de Fortaleza, dias antes do exame, continham 14 questões semelhantes às do caderno de provas.
Na época, o Ministério da Educação (MEC) divulgou nota informando que os pré-testes aplicados pelo Inep seguem procedimentos sigilosos. Apenas os alunos têm acesso aos cadernos durante a aplicação que é acompanhada por três fiscais em cada turma. A nota afirmava também que todos os cadernos foram devolvidos e devidamente conferidos e que não houve extravio do material.
Cancelamento da prova
A coincidência de questões fez o Ministério cancelar a prova do Enem de 639 alunos do 3º ano do Christus. O Ministério Público Federal no Ceará moveu ação civil pública, solicitando o cancelamento do Enem em todo o país ou a anulação das questões da prova.
Resultados
O Exame Nacional do Ensino Médio é o principal parâmetro para o ingresso de estudantes nas principais universidades públicas do Brasil.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=HY8a4z1nTeQ

Fonte: Tribuna do Ceará (Jangadeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário