Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 23 de março de 2013

CEARÁ - PARTE DOS CEARENSES DESCONHECE MOTIVO DO FERIADO DE 25 DE MARÇO.

Foto: G1 CE.
Feriado instituído em 2011 ocorre pela primeira vez em um dia útil.
25 de março faz referência ao fim da escravidão no Ceará, em 1884.

Parte dos cearenses ainda desconhece o motivo do feriado estadual de 25 de março, em referência ao fim da escravidão no Ceará, a primeira província a fazer a abolição no Brasil, em 1884. O feriado foi criado no fim de 2011, mas como no ano passado a data ocorreu em um domingo, o feriado passou despercebido pela população.
Em 2013, a data ocorre na segunda-feira. A três dias do novo feriado, parte dos cearenses desconhece o motivo da data. "Eu ouvi falar que é o dia do escravo", diz uma aposentada. "Parece que é o dia da escravidão", diz a enfermeira Ana Lúcia. "Já ouvi que é alguma coisa em relação aos escravos", diz a filha de Ana Lúcia.
O feriado ressalta o fim da escravidão no Ceará, a data magna, considerada a mais importante do estado pelo Constituição do Ceará. Quase 130 anos depois, o estado terá o primeiro feriado em referência ao fim da escravidão em um dia útil.
Além do feriado da data magna, o Ceará teve o feriado do Dia de São José, padroeiro do estado, e terá o feriado da Semana Santa, somando três feriados em dias úteis no estado no mês de março.
Para algumas pessoas, um feriado a mais tem um aspecto negativo: "É a perda do dia que a gente não trabalhou. A maioria das empresas não paga pelo feriado que a gente fica em casa", reclama um vendedor.
O chefe de fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho Luís Alves explica que alguns setores devem continuar trabalhando: "Continuam os setores considerados essenciais, os hospitais, funerárias, e também alguma parte de diversão. Além de algumas indústrias, que têm a autorização para trabalhar", explica.
Os funcionários que trabalham nessas empresas receberão em dobro pelo dia trabalhado ou terão um novo dia de folga, para compensar o feriado trabalhado.

Fonte: G1 CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário