Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

terça-feira, 19 de março de 2013

A CIÊNCIA EXPLICA - DATA DE SÃO JOSÉ COINCIDE COM O EQUINÓCIO DE OUTONO.

Foto: Google Imagens.
A meteorologia não admite nem nega chuva para esta semana, afinal, o que se manteve foi a irregularidade das precipitações, em todo o Estado. Mas um fato científico chama a atenção: o dia 19 de março coincide com o início do equinócio de outono, que influencia positivamente na incidência de chuvas.
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), de janeiro a 13 de março, choveu 65% abaixo da média para o período, no Ceará. Foram registrados 117,7 milímetros de precipitação no Estado, quando a média é de 339,4 milímetros.
“Não descartamos a chuva. Ela vai acontecer de forma irregular. Não há como precisar uma data assim com tanta antecedência. Há 20 dias não chove significativamente no Ceará”, informa o meteorologista da Funceme, Leandro Valente. A previsão da fundação é de que há 40% de chance de as chuvas ficarem abaixo da média de março a maio.
O dia 19, no entanto, marca o início do equinócio de outono, período em que os dois hemisférios terrestres estão igualmente iluminados pelo sol.
O tempo de noite é igual, portanto, ao tempo do dia. A incidência direta de raios solares na linha do Equador, no entanto, acaba atraindo ventos úmidos para a região, e geralmente trazem chuvas abundantes. (Luar Maria Brandão).

Fonte: Jornal O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário