Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

RELIGIÃO - CARDEAL SUSPEITO DE ABAFAR PEDOFILIA PODE NÃO IR A CONCLAVE.

Foto: Divulgação/O Povo.
O cardeal e arcebispo emérito de Los Angeles (EUA), Roger Mahony, acusado de acobertar o escândalo com padres pedófilos na arquidiocese californiana, talvez seja aconselhado a evitar ir a Roma para participar no conclave que vai eleger o próximo papa. Foi o que declarou o cardeal italiano Velasio de Paolis ao jornal La Reppublica, de Roma.
O papa Bento XVI anunciou a renúncia ao cargo para o próximo dia 28. O conclave será convocado na primeira metade de março para escolher o sucessor. “É possível que aconselhemos Mahony a não vir, mas é preciso se: tratar-se de intervenção privada da parte de alguém com grande autoridade”, afirmou De Paolis, especialista em Direito Canônico.
“A prática comum é recorrer à persuasão. Não podemos fazer mais para eventualmente dissuadi-lo de ir votar”, acrescentou De Paolis, falando de uma “situação desconcertante. Mas as regras em vigor devem ser cumpridas e o cardeal Mahony tem o ‘direito-dever’ de participar e votar no próximo conclave” acrescentou. De Paolis é jurista, presidente emérito da Delegacia de Casos econômicos e comissário papal para os Legionários de Cristo.
De Paolis julga improvável que o Papa Bento XVI venha a se envolver neste caso.
O sucessor de Mahony à frente da Arquidiocese de Los Angeles, dom José Gomez, retirou-o de todas suas antigas funções “administrativas e públicas”. O arcebispo emérito, no posto até 2011, é acusado de ter acobertado dezenas de padres acusados de pedofilia na década de 1980.
A associação Católicos Unidos enviou uma petição na semana passada para se opor à participação de Mahony no conclave. Em 2007, a Arquidiocese de Los Angeles aceitou pagar 660 milhões de dólares a 500 vítimas de pedofilia. (das agências).

Fonte: Jornal O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário