Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ASTRONOMIA - CIENTISTAS DESCOBREM POSSÍVEL PLANETA HABITÁVEL.

Foto: Divulgação/O Povo.
Mesmo recebendo apenas dois terços de luz solar que a Terra recebe, o planeta tem clima suficiente para a existência de oceanos.

Cientistas descobriram um possível planeta habitável fora do Sistema Solar. Ele orbita uma estrela semelhante ao Sol, situada a 44 mil anos-luz de distância.
Com aproximadamente 70% da massa solar, a estrela chamada HD 40307 só se difere do nosso astro pelo tamanho e por ser um pouco mais fria.
Em 2008,cientistas já haviam descoberto três planetas que orbitam a estrela, no entanto, como eles estão próximos demais da HD 40307, é provável que eles não possuam água para abrigar vida.
Desta vez, sinais de outros três mundos na mesma órbita foram detectados por cientistas da Universidade de Hertfordshire (Reino Unido) e da Universidade de Göttingen (Alemanha).
O suposto planeta habitável é mais leve que planetas gigantes como Netuno, porém, possui sete vezes mais massa que a Terra e completa sua órbita em 200 dias terrestres.
Mesmo recebendo apenas dois terços de luz solar que a Terra recebe, o planeta tem clima suficiente para a existência de oceanos.
A estimativa é que a próxima geração de telescópios seja capaz de detectar a luz vinda desses astros. Dessa forma, será possível a identificação da composição atmosférica da 'super-Terra'. As informações são da revista Info.
Redação O POVO Online.

Fonte: Jornal O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário