Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

CIÊNCIA - ESTUDO SUGERE MOTIVO DE ALGUMAS PESSOAS FICAREM AGRESSIVAS QUANDO BEBEM.

Foto: superinteressante.
Quando bebem, uns ficam agitados, outros choram, outros dançam em cima do balcão, outros amam todo mundo. Mas algumas pessoas ficam muito agressivas e acabam constituindo um risco para si mesmas e os outros. Por que isso acontece? Segundo um estudo americano, o que vai determinar se a pessoa ficará agressiva ou não é a existência de um traço específico da personalidade: a capacidade de considerar as consequências das suas ações.
O estudo envolveu 495 adultos, com idade média de 23 anos, que costumavam beber socialmente. Antes de participar, os voluntários foram testados para ter certeza de que não tinham problemas psiquiátricos ou envolvendo dependência de qualquer droga. E todos eles completaram uma “escala de consideração às consequências de suas ações”, indicando o quanto concordavam com afirmações como “eu só ajo para satisfazer interesses imediatos, o futuro cuidará de si mesmo.” As pontuações obtidas aí determinavam o quanto os participantes estavam focados no presente ou no futuro.
O resultado (publicado no Journal of Experimental Social Psychology) mostrou que as pessoas que se concentram demais no aqui e agora, sem pensar no impacto de suas ações sobre o futuro, são mais agressivas do que outras quando estão sóbrias, mas o efeito é ampliado enormemente quando estão bêbadas.
Segundo Brad Bushman, principal autor do estudo e professor de comunicação e psicologia na Universidade do Estado de Ohio, o álcool tem um “efeito míope” que restringe a atenção para o que é importante para a pessoa agora – e isso pode ser perigoso para alguém que já tenha a tendência de ignorar as consequências de suas ações e que são colocadas em uma situação hostil.

Fonte: Super Interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário