Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 4 de março de 2017

CEARÁ - CHUVAS CONTINUAM NO ESTADO COM REGISTRO EM 44 MUNICÍPIOS

Foto: VC Repórter/DN
A Funceme diz que as precipitações prosseguirão neste fim de semana, embora com menor intensidade do que as ocorreram na sexta-feira (3).
Até o início da manhã deste sábado (4), a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) registrou chuvas em 44 municípios cearenses. A maior precipitação ocorreu em Altaneira, cidade localizada na região do Cariri, com 79,9 mm. O órgão deve divulgar até a próxima quarta-feira (8) um novo prognóstico para a quadra chuvosa deste ano, que encerra em maio.
Ainda neste sábado (4), foram também verificadas precipitações em:
- Fortaleza, 48 mm;
- Farias Brito, 45mm;
- Juazeiro Do Norte, 41 mm;
- Granjeiro, 41 mm;
- Várzea Alegre, 34 mm;
- Abaiara,32 mm;
- Aquiraz, 32 mm;
- Itaitinga, 26 mm.

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, informou que este fim de semana deverá continuar com chuvas isoladas e com menor intensidade do que as registradas nessa sexta-feira (3). Para ele, há uma necessidade de cautela com relação às chuvas que caíram acima da média em fevereiro e que voltam a acontecer nesse começo do ano. Conforme salientou, a quadra é mais extensa e esse mesmo entusiasmo ocorreu no ano passado, quando em janeiro foram registradas chuvas acima da média.
As fortes chuvas caídas de janeiro até agora, especialmente no ingresso da estação chuvosa, representam um aumento de 20 centímetros na lâmina de água do Açude do Castanhão, principal reservatório que abastece Fortaleza e Região Metropolitana. O volume ainda é considerado incipiente para que a barragem dê uma margem de segurança hídrica no atendimento de suas demandas, particularmente, na retomada da atividade da piscicultura.
Até a quinta-feira (2), foi registrado aporte de água em 66 açudes. Nestes açudes, houve um aumento de 5.775.401 m³ no volume armazenado. Considerando a estimativa do volume evaporado e o volume liberado neste período, houve um aporte de 6.124.707 m³. Atualmente, o Açude do Castanhão está com 5,19% da sua capacidade.
Para o Governo do Estado, a expectativa é que até o fim da quadra chuvosa, que inclui o período de fevereiro até maio, represente em recuperação de 45% da capacidade hídrica do Castanhão. A capacidade total de armazenamento de 6.700.000.000 m³; representando 37% do armazenamento dos 8.000 reservatórios cearenses.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/online/chuvas-continuam-no-estado-com-registro-em-44-municipios-1.1714915

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário