Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

NACIONAL - TARIFA BRANCA É APROVADA E DEVE ALIVIAR CONTA EM 2018

Foto: Natinho Rodrigues/DN
Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem (6) o cronograma para a adoção de preços diferentes de energia de acordo com o horário de consumo. Com a tarifa branca, o consumidor poderá pagar mais barato pela energia consumida fora do horário de pico.
A tarifa branca começará a valer a partir de 2018, quando deverá estar disponível para as novas ligações e com unidades que consomem mais de 500 quilowatts-hora (kWh) por mês. Em um prazo de 12 meses, será oferecido para unidades com média anual de consumo superior a 250 kWh por mês e, em até 24 meses, para as demais unidades consumidoras.
Preço diferenciado

Atualmente, existe apenas a tarifa convencional, que tem um valor único cobrado pela energia consumida e é igual em todos os dias, em todas as horas. A tarifa diferenciada não valerá para os grandes consumidores, como as indústrias, nem para quem é incluído na tarifa social de energia elétrica, no País. Com as novas regras, nos dias úteis, o preço da energia poderá ter dividido em três horários: ponta, intermediário e fora de ponta. As faixas variam de acordo com a distribuidora. O horário de ponta, que terá a energia mais cara, terá duração de três horas, na parte da noite.
A taxa intermediária será uma hora antes de uma depois do horário de ponta. Nos feriados nacionais e nos fins de semana, o valor cobrado é sempre fora de ponta.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, se o consumidor adotar hábitos que priorizem o uso da energia fora do período de ponta, diminuindo fortemente o consumo no horário de ponta e no intermediário, a opção pela Tarifa Branca oferece a oportunidade de reduzir o valor pago pela energia.
Tarifa Branca
Para aderir à tarifa branca, os consumidores precisam formalizar sua opção na distribuidora, e quem não optar por essa modalidade continuará sendo cobrado pelo sistema atual. Também será preciso instalar um novo tipo de medidor de energia, e os custos da troca serão de responsabilidade da distribuidora.
Segundo a Aneel, o Inmetro já aprovou um modelo de medidor, e deverá aprovar outros modelos no ano que vem, o que permitirá a fabricação em escala do equipamento no País.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/tarifa-branca-e-aprovada-e-deve-aliviar-conta-em-2018-1.1612776

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário