Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

CEARÁ - AUMENTA EM MAIS DE 1.000% NOVOS POÇOS NA RMF

Foto: Fernanda Siebra/DN
A SRH informa que a água subterrânea encontrada na maior parte do território do CE não é boa para consumo.
A construção de poços profundos no Ceará está sendo a solução para abastecer residências, prédios públicos e até mesmo unidades hospitalares. Em 2015, segundo dados da Secretária de Recursos Hídricos (SRH), foram construídos 1.150 reservatórios no Ceará. Em 2016, até o mês de agosto, o número já alcançou 1.139 unidades. Em Fortaleza e Região Metropolitana, a situação chama mais atenção. No ano passado, a SRH só perfurou cinco poços. Já este ano, até agosto, a Pasta construiu 57, um aumento superior a 1.000%.

A medida, adotada no Plano de Segurança Hídrica, visa atender a criação de novos reservatórios que possam atender a prioridade no abastecimento de prédios públicos de interesse social, como: hospitais, prontos-socorros, casas de saúde, delegacias, presídios, casas de detenção e as unidades de internato e semi-internato de adolescentes em conflito com a lei.
Em Fortaleza, locais de grande fluxo de pessoas estão recebendo os poços. Os terminais rodoviários urbanos de Antônio Bezerra, Parangaba e Conjunto Ceará são alguns dos espaços que já utilizam a água proveniente dos depósitos recentemente cavados. Conforme a SRH, três pontos são avaliados antes da perfuração: verificar se já existem poços profundos e qual situação de cada um; realizar a limpeza e o teste de vazão nos poços existentes; instalar e equipar os poços, colocando bombas com energia e, por fim, executar a perfuração.
Investimentos
O secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, detalhou, durante o acionamento do Sistema de Reúso das Águas de Lavagem de Filtros da Estação de Tratamento de Água Gavião, na última sexta-feira, as ações sobre poços que estão sendo realizada no Estado.
Pecém
"Em outubro, vamos inaugurar o sistema de captação de água no açude Maranguapinho, onde vamos reaproveitar cerca de 200 litros por segundo, um investimento de quase R$ 4 milhões da Cogerh. Temos também os poços do Pecém".
Ainda segundo o titular da Pasta, já foram instalados quase 60 poços na Região Metropolitana de Fortaleza. No Pecém, outros 40 foram concretizados para levar água para o reservatório de lá, garantindo assim mais 300 litros por segundo. A medida possibilita a diminuição do déficit das águas locais e compensa, parcialmente, a redução da transferência hídrica do Sistema Jaguaribe para a RMF.
Estudo
De acordo com o presidente do Conselho Estratégico do Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB), geólogo Clodionor Araújo, a construção desses depósitos ajuda muito na distribuição de água para regiões que sofrem com a seca, mas alerta sobre estudos em cada localidade. "É preciso elaborar um estudo de cada região para que se possa escolher o local mais adequado, bem como aquele que dará um maior consumo à população. Assim, se evita, por exemplo, forçar o bombeamento dos poços deixando a água salobra ou salgada", ressalta.
Qualidade ruim
A SRH informou, por meio de nota, que a água subterrânea encontrada na maior parte da extensão territorial do Ceará existe em pequenas quantidades e, comumente, de qualidade ruim pela presença de sais em excesso. Com exceção do Cariri, parte pequena da região do Iguatu e áreas de aluvião e do litoral, nosso solo de embasamento cristalino é marcado pela água em pequenas quantidades e, comumente, com grandes quantidades de sais".
Segundo ainda a nota emitida pela Secretaria de Recursos Hídricos, "quando a água é salobra, é destinada aos chamados usos menos nobres (limpeza em geral, lavar louças, roupas e vasos sanitário) ou é instalado um dessalinizador. Em alguns casos, as duas coisas acontecem, ficando a água dessalinizada para o consumo humano".
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/aumenta-em-mais-de-1-000-novos-pocos-na-rmf-1.1613111

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário