Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 20 de agosto de 2016

IPUEIRAS - ALUNOS LUTAM PARA SALVAR RIO JATOBÁ

Foto: Cristiane Vasconcelos/DN
A máxima que diz que as crianças são o futuro do País ganha vida em casos como o que aconteceu numa escola em Ipueiras, 355 km de Fortaleza. No pequeno interior, na aba da Serra da Ibiapaba, estudam os 16 alunos da turma de 4ª Série da Escola Bia Rizzo. Acreditando que eles podem, sim, fazer a diferença nas decisões de sua cidade, os estudantes deram início a uma campanha de preservação do Rio Jatobá. Correndo por entre as ruas da cidade, o Jatobá já foi fonte de diversão e, principalmente, de abastecimento de Ipueiras. Praticamente destruído pela poluição, o rio ganhou a ajuda das crianças para tentar sobreviver às dificuldades.

A história toda começou quando, na Semana do Meio Ambiente, quando os pequenos (todos têm entre 9 e 10 anos) tinham um trabalho em sala de aula a fazer. A tarefa era simples: pesquisar em jornais uma matéria relacionada ao tema. Eles não só encontraram a o assunto como acabaram criando sua própria matéria. Escrevendo uma cartinha à redação do Diário do Nordeste — jornal no qual encontraram o tema da pesquisa — eles pediram ajuda para divulgar a situação do Rio Jatobá.
Atendendo ao chamado, a reportagem foi a Ipueiras e constatou uma situação realmente preocupante.
Acompanhado dos meninos e meninas e das professoras, Ana Maria Sampaio e Erlene Camelo, fomos até o manancial. Lá chegando, encontramos uma paisagem destruída.
A mata ciliar praticamente não existe mais, o rio está seco, tomado por banco de areias. Em seu entorno, muita sujeira.
Lixo de todo tipo, inclusive de hospital, e esgotos são jogados naquele que um dia foi o curso do Rio Jatobá. Segundo contam as crianças, é cena comum entre eles ver isso acontecer diariamente.
Para as professores, o Jatobá é uma lembrança boa. Na época de infância, elas contam que o local era como uma praia para os moradores.
Hoje, todos lutam para tentar revitalizá-lo. A água do rio era a que abastecia a cidade. Mas com a seca gradativa de seu curso, assim como com a poluição, o benefício foi sendo perdido.
“Água para beber a gente tem que comprar da serra. A que vem dos poços, mesmo tratada não dá para beber”, dizem as professoras. Além disso, já houve caso de um poço que foi interditado por conter água contaminada. De acordo com os relatos, até mesmo animais mortos já foram encontrados lá.
Para as crianças, é muito importante que toda sociedade entre na luta pela defesa do Jatobá. “Queria que as pessoas soubessem da situação. Que todos vissem e fizessem alguma coisa de urgente”, diz Caio. Sua colega Ivna, também acredita que a união de todos pode fazer a campanha dá certo. “Temos que juntar todos os moradores para ajudar a limpar o Rio Jatobá”. Mais conscientes do que muita gente grande, a turma da 4ª Série já sabe está fazendo sua parte. Agora, eles contam com a ajuda do restante da população de Ipueiras.
Cristiane Vasconcelos
enviada a Ipueiras
ALUNOS DA ESCOLA BIA RIZZO
Ivna Mourão; Hayda Rodrigues; Melissa Vasconcelos; Tainá Catunda; Helton Junior; Maycon Douglas; Ícaro de Sousa; Edson Luiz; Caio Antônio; Suzanne Moreira; Ana Beatriz Moreira; Tales Newton; Thiago Camelo Melo; Luan Brandão; Manoelito Holanda; Mariana Bonfim e as professoras Erlene Camelo (de vermelho) e Ana Maria Sampaio (de blusa verde).
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/mobile/cadernos/regional/alunos-lutam-para-salvar-rio-jatoba-1.161351

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário