Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

CEARÁ - DIMINUI NÚMERO DE CIDADES COM ALTA INFESTAÇÃO POR AEDES AEGYPTI

Foto: Divulgação/DN
Levantamento Rápido de Índice de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa) mostrou que 52,71% dos criadouros do Aedes aegypti encontrados nos imóveis foram depósitos de água localizados ao nível do solo, como cisternas, tambores e tanques.
Os resultados do 2º Levantamento Rápido de Índice de Infestação para Aedes aegypti(LIRAa) do ano, divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Governo do Estado, mostraram que o número de municípios com alto grau de infestação pelo mosquito diminuiu no Ceará. Os novos dados, referentes a 111 municípios, revelam que a quantidade de cidades mais afetadas pelo vetor passou de 26, no mês de abril, para 21 em julho.

Os municípios com alta infestação são:  Tejuçuoca, Itapagé, São Luís do Curu, Itapiúna, Aracoiaba, Capistrano, Madalena, Boa Viagem, Canindé, Quixeramobim, Palhano, Jaguaretama, Hidrolândia, Moraújo, Irauçuba, Varjota, Viçosa do Ceará, Parambu, Tauá, Crateús e Ipaumirim.
Segundo o relatório, no entanto, o número de municípios com média infestação aumentou. Enquanto, em abril, 33 cidades estavam nesta situação, em julho este número subiu para 34.
O relatório mostrou, ainda, que, nas cidades avaliadas, 52,71% dos criadouros do Aedes aegypti foram depósitos de água localizados ao nível do solo, como cisternas, tambores e tanques. Os depósitos elevados, a exemplos das caixas d'água, foram o segundo tipo de criadouro mais encontrado nos imóveis, com 19,2% de ocorrência. Em seguida, vieram os depósitos móveis(frascos, vasos, pratos, bebedouros), que somaram 14%.
A faixa de risco para os municípios é calculada a partir do Índice de Infestação Predial. O índice é considerado satisfatório quando ficar abaixo de 1%.  Quando fica entre 1% e 3,9%, é considerado de alerta. Já índices iguais ou superiores a 4% indicam risco de surto.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), neste ano, o Ceará teve 23.351 casos confirmados de dengue, 16.113 de chikungunya, e 1.545 de zika. A dengue e a chikungunya provocaram 17 e 6 óbitos, respectivamente.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/diminui-numero-de-cidades-com-alta-infestacao-por-aedes-aegypti-no-ceara-1.1598097  

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário