Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 11 de abril de 2016

CEARÁ - NÚMERO DE NOTIFICAÇÕES DE DENGUE DOBRA EM UMA SEMANA

Foto: Divulgação/G1 CE
Até sexta-feira (8), foram notificados mais de 17 mil casos suspeitos.
Estado tem uma morte confirmada por dengue em 2015, diz boletim.
O número de notificações de casos de dengue em 2015 no Ceará dobrou no intervalo de uma semana. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará, até sexta-feira (8), o estado havia registrado a notificação de 17.521 casos da doença, duas vezes mais que o número na sexta-feira anterior.
Em relação aos casos confirmados de dengue, no mesmo intervalo o Ceará confirmou 798 novos casos de dengue.  No total, são 3.632 casos da doença confirmados em  99 dos 184 municípios cearenses; parte das notificações ainda é investigada.
Uma morte foi confirmada e 13 outras estão em investigação.
Visita forçada
Os agentes de endemias passarão a entrar nas casas mesmo que o proprietário não autorize. A medida é possível devido à lei que autoriza o ingresso forçado de agentes sanitários em imóveis que sirvam de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, quando não houver pessoa no imóvel ou em caso de recusa injustificada do proprietário ou morador. De acordo com a lei, o ingresso forçado pode ocorrer das 8h às 18h.
A lei determina que o proprietário deverá ser notificado no prazo máximo de 72 horas para permitir o ingresso do agente responsável no local. Caso os prazos das notificações expirem, agentes sanitários poderão contar com o auxílio de força policial para promover a entrada forçada no imóvel. O proprietário pode receber multa de R$ 200 a R$ 1,2 mil.
Prevenção
Para conseguir interromper propagação do mosquito é necessário a participação de toda a população. Eliminar, vedar e cuidar. Esses são os meios de evitar que o mosquito nasça e possa se transformar em vetor de doenças. Elimine tudo que pode acumular água – água parada é um dos maiores atrativos; vede as caixas d’água e recipientes que guardam a água; e cuide dos potenciais criadouros que não podem ser eliminados.
Para o gerente da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos, Nélio Morais, a participação da população torna-se importante para acabar com os focos do mosquito. “A população precisa participar também dessas atividades contra o mosquito, tornando-se fiscais de sua própria residência, seguindo as orientações e os cuidados repassados por nossos agentes.”
Denúncia de focos do mosquito
A população de Fortaleza pode solicitar vistorias ou realizar denúncias de possíveis focos do mosquito por meio da Ouvidoria da Saúde, que disponibiliza o telefone 0800.275.1364, e dos Distritos Técnicos de Endemias (DTE), localizados em cada Regional:
Regional I - (85) 3433.6823
Regional II - 3241.4768
Regional III - 3488.3256
Regional IV - 3105.3086
Regional V - 3294.6747
Regional VI - 3452.9359
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/04/numero-de-notificacoes-de-dengue-no-ceara-dobra-em-uma-semana.html  

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário