Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 14 de março de 2016

PREVISÃO - FUNCEME AFIRMA QUE NÃO HÁ RELAÇÃO ENTRE AS PRECIPITAÇÕES NO DIA 19 DE MARÇO COM A QUADRA CHUVOSA

Foto: Honório Barbosa/DN
Embora ressalte que respeita a tradição popular, a Funceme reafirma previsão de inverno desfavorável.
Todos os anos, o cearense, principalmente o sertanejo, aguarda ansioso pela chegada do dia de São José, padroeiro do Ceará, comemorado em 19 de março (próximo sábado). Segundo a crença popular, se chover nessa data, o inverno está garantido. A Fundação Cearense de Pesquisa e Meteorologia (Funceme), que tem se notabilizado pelo acerto em suas previsões, entretanto, esclarece que não há nenhuma relação entre uma coisa e outra e reafirma a tendência de chuvas abaixo da média em 2016 o que, aliás, vem se confirmando.
Na manhã desta segunda-feira (14), a chuva que atingiu 70 municípios do Estado deu novamente esperança para os cearenses.
A maior preciptação registrada pela Funceme foi em São Gonçalo do Amarante, com 98mm, seguido por Maracanaú, com 79,4mm, e Barroquinha, com 73mm. Em Fortaleza, foram registrados 57,6mm.
Previsão
No dia 22 de fevereiro último, a Funceme divulgou a sua previsão para março, abril e maio, três últimos meses da quadra chuvosa. Segundo a Fundação, há 70% de probabilidades de o Estado ter chuvas na categoria abaixo da média no citado trimestre.  As chances de haver precipitações na categoria em torno da média e de 25% na categoria acima da média e 5%.
 "A Funceme respeita a tradição religiosa e o significado cultural das chuvas no dia do padroeiro e esclarece que, do ponto de vista científico, não há correlação entre a ocorrência de precipitações no dia 19 de março com a qualidade da quadra chuvosa", esclarece o meteorologista Raul Fritz.
Segundo ele, "apesar de haver uma forte crença popular no Ceará de que se chover no dia 19 de março o período chuvoso será bom, do ponto de vista científico, não há correlação entre as precipitações nessa data e a qualidade da estação chuvosa. Há registros de anos em que choveu no dia de São José e a quadra chuvosa ficou abaixo da média, assim como o inverso".
O equinócio de outono de 2016 acontecerá no próximo dia 20 de março (perto do dia de São José). Ele marca a passagem do sol do hemisfério sul para o hemisfério norte. Se até esta data as condições oceânicas (do Atlântico tropical, principalmente da sua bacia Sul) não estiverem favoráveis (mais aquecidas do aquelas acima do equador), a tendência tende a não ser boa para as chuvas no Ceará relacionadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal indutor das precipitações da quadra invernosa no Estado do Ceará.
Fritz cita dois exemplos recentes que mostram a ausência de correlação: em 2012, no dia de São José, choveu em 110 municípios cearenses. Entretanto, a quadra chuvosa foi bastante seca, com somente 302,5mm acumulados nos quatro meses (fevereiro a maio), enquanto a média é de 607,4mm.
Já em 2009, no 19 de março, houve precipitações em apenas 54 municípios, mas o acumulado da estação de chuvas ficou bastante acima da média, com 977,1mm.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/funceme-afirma-que-nao-ha-relacao-entre-as-precipitacoes-no-dia-19-de-marco-com-a-quadra-chuvosa-1.1510861

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário