Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

domingo, 21 de fevereiro de 2016

QUADRA INVERNOSA - CHUVA COM RAJADAS ATINGE CAPITAL

Foto: Thiago Gadelha/DN
Os fortes ventos, que atingiram velocidade de 50 km/h, derrubaram árvores em diferentes pontos de Fortaleza.
As precipitações inundaram várias ruas em Fortaleza, como no flagrante registrado na Avenida Raul Barbosa; em outras vias, como a Heráclito Graça, os problemas de sempre se repetiram, principalmente entre 6h30 e 7h30. Em toda a cidade, dezenas de veículos ficaram pelo caminho tentando passar em meio ao aguaceiro.
A quadra chuvosa começou no Ceará com precipitações e ventanias fortes. Neste sábado (20), a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) registrou chuvas em 60 municípios. O maior volume observado foi na Capital, com 78 mm.
Rajadas de vento superiores a 50 km/h foram responsáveis pela queda de árvores em diversos bairros da Cidade. Segundo o órgão, o tempo chuvoso é consequência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações no Estado, que atua com maior frequência no inverno.
Em Fortaleza, as chuvas provocaram alagamentos em vias, desabamentos e outros transtornos, totalizando 46 ocorrências contabilizadas pela Defesa Civil até as 12h. A Regional I foi a mais afetada, com 15 ocorrências, seguida pelas Regionais III e VI (8), II (6), V (5) e IV (4).
Ao todo, foram 17 alagamentos. Na Avenida José Bastos, por exemplo, a pista encharcada dificultou a locomoção dos veículos e inundou paradas de ônibus. Já na Avenida Heráclito Graça, automóveis ficaram quase submersos e acabaram levados pela água. Também ficaram alagados trechos das avenidas Desembargador Moreira, Virgílio Távora, Leste-Oeste, Heráclito Graça, Beira-Mar, Imperador, Aguanambi e outras. Em uma rua do bairro de Fátima, um carro chegou a cair em uma grande cratera formada no asfalto por conta das precipitações.
Ventania
Os fortes ventos registrados durante a manhã, que atingiram velocidade de 50 km/h, derrubaram pelo menos sete árvores em diferentes pontos da Capital. Uma das plantas desabou sobre uma casa no bairro Lagoa Redonda por volta das 7h da manhã. Duas pessoas estavam na residência no momento do acidentes, mas ninguém ficou ferido. Outras duas tombaram em plena Praça do Ferreira, no Centro da Cidade, e na BR-116, na altura do km 6, bloqueando parte da via e ocasionando um longo congestionamento. Houve quedas de árvores, ainda, nos bairros Vila União, Cidades dos Funcionários, Aldeota e Maraponga.
Também na Capital, em virtude de oscilações de energia causadas pela chuva, nove semáforos apresentaram problemas.
Interior e RMF
Além de Fortaleza, outros 59 municípios registraram chuvas no sábado até o fechamento desta edição. Depois da Capital, as maiores precipitações ocorreram em Acaraú (72mm), Trairi (61mm), São Gonçalo do Amarante (59mm), Morada Nova (46,8mm), Crateús (40mm) e Maracanaú (37mm).
Para este domingo, a previsão da Funceme é de "nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea e na região Jaguaribana". No restante do Estado, o tempo deve permanecer parcialmente nublado. Para a segunda-feira (22), o órgão prevê nebulosidade e chances de chuva em todo o Ceará.
Conforme a Fundação, apesar das fortes precipitações deste sábado, o prognóstico para a quadra chuvosa de 2016, que indica maior probabilidade de chuvas abaixo da média, se mantém. Ainda segundo o órgão, as chuvas recentes ficaram concentradas na região litorânea no Estado, por isso não devem garantir a recarga dos reservatórios de água cearenses.
Na próxima terça-feira (23), a Funceme divulgará o prognóstico para os meses de março, abril e maio deste ano. As previsões para toda a quadra chuvosa foram apresentadas no último dia 20 de janeiro e revelaram 65% de chances de chuvas abaixo da média. De acordo com o órgão, o cenário desanimador é influenciado, principalmente, pelo fenômeno El Niño.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/chuva-com-rajadas-atinge-capital-1.1496254

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário