Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

domingo, 21 de fevereiro de 2016

FORTALEZA - ARTISTA EXPÕE ESCULTURAS DE VACAS MAGRAS PARA ALERTAR SOBRE SECA

Foto: Sara Parente/G1 CE
Vacas ficarão expostas durante todo o ano de 2016.
Obras estão instaladas em postos de combustíveis da capital.
A artista plástica cearense Márcia Pinheiro realiza em Fortaleza uma intervenção urbana que visa chamar a atenção das pessoas para a seca que atinge o estado. Intitulada Vacas Magras, a exposição é composta de 10 esculturas em tamanho real, em fibra de vidro e resina, dos animais subnutridas, símbolos da seca no sertão.
De acordo com Márcia Pinheiro, as esculturas dos bovinos têm o objetivo de sensibilizar e alertar sobre o problema. “As vacas têm a função de sensibilizar as pessoas e aproximá-las da realidade enfrentada pelos moradores do interior. Realidade essa que está próximo de nós, mas muitas vezes é esquecida”, explica.

As obras estão instaladas em postos de combustíveis de diversos pontos de Fortaleza. Segundo Márcia, a alta rotatividade de pessoas foi um dos critérios para a escolha do local. “Normalmente os postos de combustíveis são próximos a avenidas movimentadas e recebem vários clientes ao longo do dia, isso faz com que a vaca tenha maior visibilidade, impactando um grande número de pessoas”, afirma. As esculturas são itinerantes e ficam expostas por um período mínimo de 60 dias.
Márcia testemunhou por diversas vezes a interação do público, que toca o animal, fotografa, chora e até chega a colocar comida. “Esse trabalho passa uma carga afetiva muito grande, pois a seca faz parte da vida de muita gente”, disse.
A pesquisa e o processo criativo para o surgimento de Vacas Magras durou três anos, iniciando a exposição das obras em 2014, em lugares como Aeroporto Internacional Pinto Martins, Praça José de Alencar, Mercado Central, entre outros. As vacas ficaram em cartaz durante todo o ano de 2016. “É uma experiência muito gratificante, pois vejo o retorno das pessoas e o interesse pelas vacas, o que consequentemente os leva a refletir sobre a seca, que é a temática principal do trabalho”, disse.
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/02/artista-do-ce-expoe-esculturas-de-vacas-magras-para-alertar-sobre-seca.html

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário