Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 8 de agosto de 2015

REGIONAL - AÇUDE ARARAS QUE HOJE TEM 8% PODERÁ SECAR EM 140 DIAS

Foto: Divulgação
O Açude Paulo Sarasate está construído sobre o leito do rio Acaraú, entre os municípios de Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria e Ipu. Sua capacidade é de 891 milhões de metros cúbicos de água, o que o coloca como o quarto maior reservatório de água do Ceará. Hoje o açude se encontra com 8% de sua capacidade total, o que equivale a 74 milhões de metros cúbicos de água. Segundo dados da COGERH - Companhia de Gestão de Recursos Hídricos, o açude perde em média 0,05% de sua capacidade por dia, água essa utilizada prioritariamente para o abastecimento humano.

Se considerarmos que essa diminuição média ocorrerá diariamente, desconsiderando outros fatores, a açude Araras perderia toda a sua reserva de água em 140 dias, pouco mais de 4 meses. Portanto, matematicamente, se não chover absolutamente nada até julho de 2015, o gigante Araras secará completamente em meados de julho.
Sorte nossa é que a probabilidade de não chover absolutamente nada até julho, segundo a FUNCEME é praticamente nula, dessa forma a possibilidade de que isso ocorra fica menor.
De qualquer forma, o nível atual do açude inspira muita preocupação, e o racionamento de água nos municípios que se utilizam do Araras já é uma dura realidade . O fato é que essa é uma possibilidade real, e, portanto, deve ser combatida mediamente por todos nós, partindo sempre da ideia de que a consciência é a melhor arma contra todas as catástrofes ambientais, se soubermos usar, não faltará água.

Fonte: Hidrolandia Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário