Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

DECISÃO À NOITE - BANCÁRIOS: GREVE PODE ACABAR HOJE

Foto: Natinho Rodrigues/DN
A decisão dos bancários do Estado para terminar com a greve deverá ser tomada em assembleia realizada nesta segunda.
São Paulo/Fortaleza A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) orientou os bancários a encerrarem a greve que já dura cinco dias úteis, após a categoria receber uma nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). De acordo com comunicado divulgado no último sábado no site da Contraf, o reajuste oferecido na nona rodada de negociações subiu de 7,35% para 8,5%, o que significa um aumento real de 2,02%.
No Ceará, a decisão será avaliada hoje em assembleias, às 18h30 em primeira convocação e às 19 horas em segunda convocação, segundo informações do site do Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb-CE).
No entanto, conforme o sindicato, a negociação entre o Comando Nacional e a direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) ainda deve continuar hoje, no Centro Administrativo do Banco, em Fortaleza, a partir das 9h.
Até a última sexta-feira, das 527 agências bancárias do Estado, 352 - 66,79% do total - estavam com atividades paralisadas. Ao todo, 10.355 agências e centros administrativos nos 26 Estados e no Distrito Federal aderiram ao movimento grevista na semana passada.
Compensação
Com a nova proposta, o aumento para o piso da categoria passou de 8% para 9%, além de um reajuste de 12,2% no vale refeição. A Fenaban propõe a compensação dos dias parados durante a greve, na forma de uma hora por dia no período de 15 de outubro a 31 de outubro, para quem trabalha seis horas, e uma hora por dia no período entre 15 de outubro e 7 de novembro, para quem trabalha oito horas.
A tendência é acatar a orientação da cúpula, pois o reajuste oferecido na sexta, 8,5% (2,02% de aumento real), é superior ao acordado no ano passado. Em 2013, após paralisação de 23 dias, o acordo foi de correção nos salários de 8% (inclui 1,82% de ganho real).
Análise
"O Comando Nacional, reunido logo após a negociação, avaliou de forma positiva as novas propostas apresentadas e decidiu por ampla maioria orientar a sua aprovação nas assembleias dos bancários a serem realizadas pelos sindicatos na segunda-feira em todo o País", informa.
"O aumento da proposta dos bancos é resultado da forte greve dos bancários em todo o País, que cresceu nesses primeiros quatro dias e superou o número de agências paralisadas no ano passado", avalia Carlos Cordeiro, presidente da Contraf e do Comando Nacional.
Canais alternativos
A Febraban destacou que "a população tem à disposição uma série de canais alternativos para a realização de transações financeiras", como os caixas eletrônicos, internet banking, operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário