Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 26 de abril de 2014

CAPITAL - ESTUDANTE DE DIREITO CHEFIAVA TRÁFICO

Foto: Naval Sarmento/DN
Paulista de 36 anos é apontado pela Polícia Federal como distribuidor de drogas em Fortaleza.
A operação da Polícia Federal (PF), desencadeada no fim da noite da última quinta-feira (25), que apreendeu 110 quilos de pasta base de cocaína, revelou que um estudante de Direito era o responsável por distribuir a droga a traficantes "medianos" de Fortaleza. As informações sobre a apreensão da droga foram obtidas com exclusividade e divulgadas na edição de ontem do Diário do Nordeste, logo após a prisão dos quatro homens, em Aquiraz, na Região Metropolitana da Capital.
Foram presos pela PF um paulista, de 36 anos, este universitário do curso de Direito e apontado como o chefe do grupo; um mineiro, de 28 anos, que estava na casa onde a droga seria entregue, além de um mato-grossense e um paranaense, ambos de 49 anos, que trafegavam na caminhonete, trazendo a droga do Mato Grosso para o Ceará.

A cocaína estava escondida dentro de um compressor, que era conduzida na caçamba de uma caminhonete Ford F-250. Além dos 103 'tijolos' de pasta base, os federais apreenderam dois veículos, uma máquina de contar dinheiro, duas balanças de precisão e ligas de borracha.
Histórico
Segundo a PF, os quatro homens já possuem passagem na Justiça por tráfico de drogas. O paranaense, inclusive, era fugitivo do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. Ontem, na sede da Superintendência Regional da PF no Ceará, em Fortaleza, o delegado responsável pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Janderlyer Gomes, deu mais detalhes sobre os trabalhos dos agentes.
De acordo com o delegado, as investigações em cima do estudante universitário duraram cerca de quatro meses. Populares denunciaram a atividade ilícita e a Polícia fechou o cerco. "Já vínhamos monitorando o estudante de Direito, que é paulista, mas morava em Fortaleza. Denúncias anônimas nos levaram até ele, que é sócio de uma empresa de importação. O poder aquisitivo dele era incompatível e isso nos chamou a atenção", explicou o titular da DRE.
Segundo Gomes, os entorpecentes seriam distribuídos pelo paulista a traficantes de médio porte na Capital. "Ele ia alimentar o mercado de Fortaleza. O universitário era quem recepcionava esta droga e a transferia a traficantes", garantiu o delegado Janderlyer Gomes.
Os quatro homens presos na operação foram autuados em flagrante na DRE por tráfico interestadual de entorpecentes e associação para o tráfico. A pena para o primeiro crime é de cinco a 15 anos de reclusão. No caso de associação, o suspeito, se condenado, pode pegar de três a dez anos de prisão.
O titular da DRE avaliou o valor da droga retirada de circulação. "Esta droga vale R$ 1,65 milhão. Estes 110 quilos seriam desdobrados, através de processo químico, em três vezes o seu peso", explicou. Gomes ressaltou que as investigações sobre a atuação da quadrilha de traficantes continuam. Segundo dados da PF, em 2014, já são 400 quilos de cocaína apreendida, no Estado. Em 2013, foram mais de uma tonelada retirada de circulação pela PF no Ceará.
Mês
Esta já foi a quarta apreensão de drogas feita pela Polícia Federal no Ceará, somente neste mês de abril. O mês, inclusive, já é responsável por mais da metade de toda a droga apreendia no Estado neste ano de 2014.
No dia 4, foram encontrados 200 quilos de pasta base de cocaína escondidos no tanque de combustível de um veículo Scania, que possuía placas do Paraná, no km 158 da BR-116, no município de Russas, a 165 km de Fortaleza. Na ocasião, um homem de 42 anos natural do Mato Grosso do Sul transportava a carga e foi preso. O motorista, de nome não divulgado, já tinha passagens pela Polícia.
Aeroporto
Já no dia 13 de abril, um domingo, a Polícia Federal prendeu um homem, de 24 anos de idade, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, na Capital, após desembarcar de voo procedente de Goiânia. Ele transportava 12 kg de cocaína em sua bagagem.
Após vistoria da mala do homem, foram detectados os 12 kg de pasta base de cocaína embalados em saco plástico.
Já no último dia 23, um francês de 35 anos foi preso também no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Conforme a PF, o homem foi abordado durante uma fiscalização de rotina, quando foram encontrados 6,6 kg de cocaína em sua bagagem. O estrangeiro, que não teve sua identidade divulgada pela PF, tentava embarcar para Lisboa.
Levi de Freitas
Repórter.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário