Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sexta-feira, 15 de março de 2019

REGIÃO NORTE - AÇUDE GANGORRA, VOLTA A SANGRAR APÓS SETE ANOS

Foto: Mateus Ferreira/G1 CE
Conforme dados da Cogerh, atualmente onze reservatórios estão sangrando no Ceará. Outros sete estão com volume acima dos 90%.
Moradores do entorno do Açude Gangorra, em Granja, na região Norte do Ceará, comemoram a sangria do reservatório que não ocorria há sete anos. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o reservatório atingiu sua capacidade máxima na manhã desta sexta-feira (15).

Construído em 1999, sobre o leito do riacho Gangorra, o açude tem capacidade para 62 milhões de metros cúbicos. Sua sangria trouxe, além de alegria, alívio para a população que depende da água.
A represa do açude possui um toque especial por diferir dos mais tradicionais açudes cearenses, que possuem o sangradouro formado por uma parede, tradicionalmente chamado de barragem. O sangradouro do Açude Gangorra é rente ao chão e, na medida que a água vai transbordando, ela passa pelas pedras, fazendo uma mini cachoeira durante a cheia.
Balanço dos açudes
Conforme dados da Cogerh, atualmente onze reservatórios estão sangrando no Ceará. Outros sete estão com volume acima dos 90%. A capacidade média dos 155 açudes monitorados pelo órgão é de 12,14%.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/03/15/acude-gangorra-na-regiao-norte-do-ceara-volta-a-sangrar-apos-sete-anos.ghtml

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário