Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

ENERGIA - ESCASSEZ DE CHUVAS LEVA GOVERNO A ACIONAR TERMELÉTRICAS MAIS CARAS

Foto: Divulgação
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico decidiu liberar o funcionamento de usinas termelétricas mais caras, a chamada fora da ordem de mérito. De acordo com o comitê, a medida foi tomada por causa da escassez de chuvas, dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas que se encontram abaixo da média histórica para o período e levando em consideração “as previsões meteorológicas para os próximos dias”.

A ordem de despacho das usinas, feita pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), é definida pela energia de menor custo, em geral, as hidrelétricas, até as térmicas de maior custo, fora da ordem de mérito de custo econômico. Com a decisão, serão despachadas as usinas cujo custo para a geração de energia apresenta valores superiores aos indicados pelos modelos computacionais do setor.
O comitê, responsável pelo monitoramento das condições de abastecimento e pelo atendimento ao mercado de energia elétrica do país, decidiu ainda que o ONS deve considerar a liberação da importação de energia do Uruguai e da Argentina, também como recurso adicional, mas mantendo a geração de usinas termelétricas.
Dados meteorológicos mostram que, em janeiro, predominou no país cenário de pouca chuva, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Com isso, a quantidade de água que chegou aos reservatórios das hidrelétricas, responsáveis por 64% do parque gerador nacional, ficou abaixo da média histórica em todos os subsistemas.
http://www.cearaagora.com.br/site/escassez-de-chuvas-leva-governo-a-acionar-termeletricas-mais-caras/ 

Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário