Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

CEARÁ - 10 RESERVATÓRIOS ESTÃO COM ALTO RISCO ESTRUTURAL, ALERTA RELATÓRIO

Foto: Reprodução/TV Jangadeiro
Órgãos reguladores devem iniciar a fiscalização de barragens em todo o país, com prioridade àquelas com elevado risco à vida humana.
O Brasil acompanha comovido o 5º dia de resgate a centenas de vítimas do rompimento da barragem de rejeito de minério de ferro, no município de Brumadinho, em Minas Gerais.
O Governo Federal deve publicar nesta terça-feira (29), no Diário Oficial da União, uma portaria que estabelece que órgãos reguladores iniciem a fiscalização de barragens em todo o país, com prioridade àquelas com elevado risco à vida humana.

O Ceará possui 10 reservatórios oficialmente classificados como categoria de risco alto. Uma delas, apontada com situação preocupante, é a barragem de Jaburu, que fica em Ubajara. A informação é do relatório de Segurança de Barragens, da Agência Nacional das Águas (ANA), publicado em novembro do ano passado, com dados colhidos em 2017.
A matéria do Jornal Jangadeiro, da TV Jangadeiro/SBT, mostra como está a situação de um outro reservatório que tem deixado a população do entorno apreensiva.
A barragem do açude Lima Campos, em Icó, no Centro-sul do Estado, está repleta de rachaduras espalhadas em diversos pontos da parede do reservatório. Também há crateras e fendas que chegam a 15 metros de profundidade. O receio é de que a estrutura não suporte um grande acúmulo de água e ponha em risco moradores da região.
As consequências da tragédia de Brumadinho dão uma ideia do que pode acontecer no Ceará em caso de rompimento de um açude de grande porte. Os responsáveis pelo reservatório de Lima Campos afirmam que já existe verba para a recuperação da estrutura.
Além do açude Lima Campos, em Icó, também apresentam alto risco à população os reservatórios Ayres de Sousa, Forquilha, Frios, Paulo Sarasate, Pompeu Sobrinho, Roberto Costa e Várzea do Boi.
Em 2016, foram encontradas rachaduras na estrutura da barragem do açude Castanhão que é o maior reservatório do Ceará e abastece Fortaleza e Região Metropolitana. O Dnocs, responsável pelas barragens federais, anunciou no ano seguinte ter recuperado a estrutura.
Além desses oito reservatórios classificados com risco alto, mais dois também aparecem no relatório, somando assim, 10 reservatórios. São eles: Jaburu, em Ubajara, e Atalho, em Jati.
Por TV Jangadeiro em Jornal Jangadeiro
http://tribunadoceara.uol.com.br/videos/jornal-jangadeiro/10-reservatorios-no-ceara-estao-com-alto-risco-estrutural-alerta-relatorio/ 

Fonte: Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário