Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 3 de abril de 2017

CEARÁ - PREVISÃO PARA ABRIL É DE CHUVAS EM TORNO DA MÉDIA

Foto: Natinho Rodrigues/DN
De 7h deste domingo (2) até as 7h desta segunda-feira (3), houve registros em, pelo menos, 80 cidades, com destaque para Orós e Mombaça.
Após dois meses consecutivos de chuvas acima da média, abril começou com precipitações intensas no Ceará. Nos dias 1, 2 e 3 foram registradas chuvas em 121, 66 e 80 cidades, respectivamente, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
No comparativo com os três primeiros dias de abril do ano passado, os números são um pouco menores, pois, à época, houve precipitações em mais de 100 municípios no início do mês.

A probabilidade divulgada pela Funceme no fim de fevereiro foi de 43% para chuvas dentro da média histórica para os meses de março, abril e maio. O prognóstico para o último mês foi confirmado, já que as precipitações ficaram cerca de 1% acima do normal, ou seja, em 205,1 milímetros, fato que não acontecia desde 2009. Ano passado, as chuvas do mês de abril ficaram 48,2% abaixo da média.
Chuvas diárias
De 7h deste domingo (2) até as 7h desta segunda-feira (3), houve registros em, pelo menos, 80 cidades, com destaque para Orós e Mombaça, que estão localizadas nas regiões Jaguaribana e Sertão Central.
O município de Orós, inclusive, sedia um dos principais açudes de Estado. Com origem no início da década de 60, o reservatório localizado no leito do rio Jaguaribe está apenas com 10,3% de sua capacidade total. A última mês em que o açude sangrou foi em agosto de 2011.
Situação hídrica
Até a última sexta-feira (31), os 153 açudes monitorados pela Cogerh, cuja capacidade total são 18,64 bilhões m³, apresentavam volume de 1,97 bilhão m³ (10,54%). No total, 68 açudes registraram aporte este ano.
Além do Cauhipe, que chegou aos 100% neste domingo, os açudes Acaraú Mirim, da bacia do Acaraú, Caldeirões, da bacia do Alto Jaguaribe, Valério, da bacia do Alto Jaguaribe, S. Pedro Timbaúba, da bacia do Litoral, Itaúna, na cidade de Granja, e Maranguapinho, da bacia Metropolitana, estão sangrando. O Tijuquinha, em Baturité, já sangrou, mas teve seu volume reduzido.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/online/previsao-para-abril-e-de-chuvas-em-torno-da-media-no-ceara-1.1731607

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário