Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

CLIMA - CEARÁ PODE REGISTRAR CHUVAS FREQUENTES NOS PRÓXIMOS DIAS

Foto: Nah Jeressati/DN
As informações são do instituto Climatempo. De acordo com os dados da empresa, as precipitações serão resultado de uma mudança na circulação de ventos na região Nordeste.
Os próximos dias podem ser de chuvas frequentes no Ceará. É o que indicam as previsões do instituto de meteorologia Climatempo. De acordo com dados da empresa, a expectativa é que, nesta semana, o Estado seja afetado por uma mudança na circulação de ventos na região Nordeste, a qual trará um forte fluxo de umidade para os municípios, favorecendo a ocorrência de precipitações a partir de sexta-feira (11).

Em algumas cidades, afirma o instituto, o volume de chuvas acumulado poderá chegar a 100 mm. Segundo Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo, as precipitações poderão ser observadas até, pelo menos, a metade da próxima semana.
“Se olharmos os satélite hoje, vemos nuvens muito carregadas no Maranhão e no Piauí, mas a região de Salvador até o interior do Ceará está seca. Está se esperando que ocorra uma mudança na circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera, o que vai permitir uma melhor distribuição dessa umidade sobre o Nordeste”, explica a meteorologista. “Esse aumento da umidade e a persistência desse ar mais úmido por vários dias vão permitir a maior formação de nuvens carregadas com potencial para provocar chuvas fortes”, acrescenta Josélia.
Fenômenos
Outro fator que, conforme o instituto sustenta a previsão é a permanência, nos próximos dias, da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em torno da costa norte da região Nordeste. A ZCIT é o sistema meteorológico que atua sobre a área e que indica a possibilidade de ocorrência de chuvas.
Ao mesmo tempo, o Ceará, segundo a meteorologista, deve sentir os efeitos de um outro fenômeno climático chamado de oscilação de “Madden-Julian”. “É uma oscilação atmosférica que aumenta ou diminui a chuva em várias áreas do globo. Essa onda pode ser forte ou fraca e ela ocorre em um período e 30 a 60 dias. No Ceará, para os próximos cinco dias, espera-se uma atuação positiva”, afirma.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/ceara-pode-registrar-chuvas-frequentes-nos-proximos-dias-1.1701378

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário