Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

RETROSPECTIVA 2016 - AÇUDES CHEGAM A ÍNDICES JAMAIS VISTOS NO ESTADO

Foto: Eduardo Queiroz/André Costa/DN
O Ceará vive a maior seca da sua história. São cinco anos ininterruptos de chuvas abaixo da média, segundo os levantamentos oficiais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O ano encerra com os açudes apresentando índices jamais vistos, em torno de 7%. Dos 184 municípios cearenses, 121 se encontram em estado de emergência, conforme levantamento do dia 1º de dezembro.
A diferença deste quinto ano de crise hídrica, em relação aos demais, está nas ações que precisaram ser adotadas, como o abastecimento d’água não somente nas zonas rurais, como também nas sedes dos municípios.
As tecnologias sociais e os programas de distribuição de renda, a exemplo do Bolsa Família, têm de alguma forma amenizado a situação. Mas uma pergunta inquieta a todos: até quando o sertanejo suportará os efeitos da estiagem prolongada?
Castanhão em alerta
Agricultores, piscicultores e moradores de Quixelô, no Centro-Sul do Estado, realizaram manifestação, na parede do Açude Orós, no dia 29 de julho, em protesto à decisão de transferência de água do reservatório ao Açude Castanhão, o maior do Ceará e responsável por boa parte do abastecimento de Fortaleza. Segundo os manifestantes, a medida causará impacto em milhares de famílias ribeirinhas que dependem das águas do manancial para sobreviver. O presidente da Associação dos Irrigantes de Icó, Valdeci Alves Ferreira, argumentou, na época, que é muito grande a quantidade de água a ser liberada e que não está ocorrendo vazão para o Açude Lima Campos, o que compromete ainda mais a agricultura irrigada de 65 colônias.
À espera da transposição
Apreensão com o atraso na transposição do Rio São Francisco. O governo federal já anunciou que as obras do Eixo Norte, que trará água da estação em Cabrobó (PE) até Jati (CE), só serão concluídas em 2017. Com isso, as águas devem chegar, numa previsão otimista, somente no segundo semestre do próximo ano.
Temporal em Crateús
Em 21 de janeiro, choveu em 146 municípios cearenses. O maior volume foi registrado em Crateús, 166mm. Em outras dez cidades, as precipitações também superaram os 100mm, o que não ocorria desde 10 de janeiro de 2011, quando 13 localidades passaram dos 100mm.
Ponte concluída em Aracati
Após 15 anos de espera, a obra de duplicação da Ponte Juscelino Kubitschek, sobre o Rio Jaguaribe, em Aracati, bem como um trecho de 3,1Km da BR-304, ficaram concluídos em outubro. O equipamento recebeu sinalização horizontal e vertical, além de quatro fotossensores.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/retrospectiva-2016-acudes-chegam-a-indices-jamais-vistos-no-estado-1.1678123

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário