Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

MICROCEFALIA - CEARÁ TEM 25 CASOS EM INVESTIGAÇÃO

Foto: Diário do Nordeste
Ministério da Saúde contabilizou notificações em 11 municípios. Estado tem 9 casos confirmados.
Divulgado ontem, o mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde revelou que, além dos nove registros de microcefalia já confirmados neste ano, o Ceará tem 25 casos suspeitos do agravo em investigação. Dentre as 14 unidades da federação com notificações da doença, o Estado ocupa a 8ª posição. Até o dia 28 de novembro, a quantidade de casos notificados em 2015 já supera, e muito, a contabilizada em anos anteriores. Entre 2010 e 2014, o Ceará somou 33 notificações.
Conforme a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), que também lançou um novo boletim ontem, dos 25 casos notificados, 12 são de Fortaleza e quatro de Barbalha.
Os municípios de Itapajé, Tejuçuoca, Banabuiú, Limoeiro do Norte, Morrinhos, Mauriti, Crato, Missão Velha e Horizonte tiveram uma notificação cada.
Um óbito suspeito foi registrado no Estado em decorrência de complicações causadas pela anomalia. Trata-se da criança cujos exames comprovaram, no último sábado (28), a relação entre o surto de microcefalia no Nordeste e o vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
Conforme o boletim da Sesa, "todos os casos suspeitos notificados estão sendo investigados minuciosamente. Os resultados preliminares deste trabalho serão divulgados na medida em que estejam finalizados". O órgão afirma que está elaborando protocolos de investigação epidemiológica, conduta clínica e fluxogramas de atendimento e acompanhamento nos serviços de saúde para casos suspeitos em recém-nascidos.
Epidemia
Neste ano, o Ministério totalizou 1.248 notificações de microcefalia em todo o Brasil. A anomalia é uma má-formação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. O agravo pode ser efeito de infecções como a febre por vírus zika. Pernambuco é o Estado com mais casos suspeitos neste ano (646 registros), seguido da Paraíba (248) e do Rio Grande do Norte (79).
O infectologista pediátrico Robério Leite, do Hospital São José (HSJ), afirma que existe, hoje, preocupação por parte da classe médica sobre a possível ocorrência de uma epidemia de microcefalia no Ceará, a exemplo da observada em Pernambuco. "É preocupante, ainda mais porque, do ponto de vista de clima e da capacidade de reprodução do mosquito, as condições de Pernambuco e do Ceará são muito semelhantes", afirma.
O médico acredita que, por ora, uma das únicas formas de prevenção é o combate ao Aedes aegypt. "O combate é fundamental. Ainda acredito que uma mobilização de toda a sociedade, e não só do Governo, possa reduzir a taxa de ataque do mosquito", acrescenta.
No boletim divulgado ontem, o Ministério da Saúde informou que irá orientar a rede de saúde e a população a respeito da microcefalia conforme os resultados das investigações.
Aos profissionais de saúde, a Pasta recomenda a comunicação imediata de casos suspeitos e o reforço de ações de controle vetorial. Para as gestantes, a indicação é manter o acompanhamento da gravidez por meio de exames e consultas pré-natal. O Ministério da Saúde também destaca a importância de medidas que minimizem a presença dos mosquitos transmissores.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário