Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

IPU - BOMBEIROS TENTAM EVITAR QUE FOGO NO PARQUE DA BICA ATINJA O RESTAURANTE E SUBA PARA OS DISTRITOS DA SERRA

Foto: Ipu Noticias
Cerca de 15 pessoas trabalham no parque; o fogo está fora de controle. Incêndio completa quatro dias, nesta quarta-feira (09/12).
Uma equipe de bombeiros e brigadistas está trabalhando para que o incêndio no Parque da Bica na Área de Proteção Ambiental não venha chegar perto do Restaurante do Parque e nem suba o paredão de rocha e venha chegar as localidades e distritos em cima da serra.
O fogo teve início no domingo (06/12), porém foi rapidamente controlado, porém na segunda-feira (07/12) ele voltou  e acreditasse que nos dois casos o fogo teria sido colocado propositalmente.
Um B.O. foi registrado na Delegacia onde funcionários do Parque flagraram dois jovens em uma motocicleta tentar atear fogo na vegetação seca.
Na noite e madrugada de ontem, terça-feira (08/12) a população com ajuda do Grupo de Escoteiros, Águias do Ipuçaba e um grupo de cerca de 100 pessoas trabalharam para contra as chamas que chegou a poucos metros de atingir a estrutura do restaurante.
Por meio de sua rede social o prefeito de Ipu, Carlos Sérgio Rufino Moreira disse está tomando providências  em somar forçar para combater o problema. "Desde as primeiras horas, o Município de Ipu está trabalhando para amenizar e controlar os efeitos desta destruição. De imediato, entramos em contato com a Deputada Augusta Brito, com o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, Cel. Gurgel, com representantes do gabinete do Governador Camilo Santana, com a coordenadora da APA, Henry, para somarmos forças e juntos traçarmos uma força tarefa para combater este grave problema. Hoje pela manhã já estiveram aqui conosco no Município o Capitão Moraes do Corpo de Bombeiros com uma equipe para combater os focos de fogo, o comandante do CIOPAER da base de Sobral, com o helicóptero que irá do alto jogar água para esfriar a mata. Ainda solicitamos um carro pipa para que possa incorporar a ação, uma ambulância para possíveis casos de intoxicação. Agradecer o apoio de toda a comunidade e peço que todos nos ajudem para que possamos contornar esse grande prejuízo."
Segundo o Sargento do Corpo de Bombeiros, que coordena o combate ao fogo, a prioridade é evitar que o incêndio chegue novamente próximo ao restaurante. "Hoje pela manhã dividimos a equipe em duas para tentar combater os fogos nos dois lados do restaurante, enquanto que uma se deslocou até a parte de cima da serra para verificar se o fogo pode chegar alguma comunidade em cima da serra" disse. O oficial explicou que as principais dificuldades do combate às chamas são o clima seco, o acesso aos locais e o vento. "O Helicóptero do CIOPAER, junto com o nosso comandante em Sobral  Capital Moraes, fizeram um vistoria e local para detectar uns pontos mais críticos" enfatizou.
A gestora da APA da Bica, Henriete Pereira defende a ideia que se coloque na entrada do Parque uma cancela com guarita e vigilância noturna, para que evite a entrada de pessoas mal-intencionadas que venham acometer atrocidades dentro a Área de Proteção Ambiental. "A entrada do Parque tem que ter um controle, com a colocação de uma guarda diuturna, afim de que se evite a entrada de pessoas que queriam cometer esse tipo de crime contra o meio ambiente" disse.

Fonte: Ipu Noticias.com
Vejam mais:
 
Fotos: Ipu Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário