Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

domingo, 12 de outubro de 2014

ENDEMIA - CEARÁ REGISTRA QUASE 15 MIL CASOS DE DENGUE EM 2014

Foto: Google Imagens
De acordo com boletim da Sesa, 14.908 casos foram registrados.
187 casos foram registrados com sinais de alarme e, 51, como dengue grave.
Em 2014, foram registrados 14.908 casos de dengue em 144 dos 184  municípios do Ceará, com 42 mortes. Do total, 187 casos foram registrados com sinais de alarme e 51 como dengue grave. Dos casos confirmados de dengue, a faixa etária de 20 a 29 anos predomina em 21,83% do total. Os dados foram divulgados no Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (10), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
De acordo com a Secretaria, houve um aumento de 32% dos casos graves confirmados em comparação com o mesmo período de 2013 e uma redução de 36% no número de óbitos no igual período do ano anterior.
Dos casos graves confirmados no interior, 51,9% foram por dengue com sinais de alarme, quando há complicações, e, 57%,  por dengue grave, correspondente à hemorrágica.
Do total de cidades com maior números de casos registrados, destacam-se os municípios de  Aracati, Araripe, Alto Santo, Arneiroz,Brejo Santo, Campos Sales,Canindé,Eusébio, General Sampaio, Hidrolândia, Icó ,Jaguaribara, Jaguaribe, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Nova Olinda, Piquet Carneiro, Pentecoste,Pereiro, Parambu, Porteiras, Quixeré,Santana do Cariri, Tabuleiro do Norte, Tauá, Umari e Ocara que têm incidência acima de 300 da doença a cada 100 mil habitantes.
Sintomas
Entre os sintomas da dengue estão febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.
Tratamento
Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. O pacioente deve ingerir muito líquido como água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias. Os especialistas recomendam que sejam evitadas bebidas alcoólicas, diuréticas ou gaseificadas, como refrigerantes.

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário