Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quarta-feira, 27 de março de 2013

IMUNIZAÇÃO - MAIS DE 1,5 MILHÃO DE PESSOAS DEVEM SER VACINADAS CONTRA A GRIPE NO CEARÁ.

Foto Ilustrativa.
O Ministério da Saúde disponibilizará 1.716.940 doses de vacina contra a gripe para o estado.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta terça-feira (26) o lançamento da 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que neste ano vai ser realizada entre 15 a 26 de abril. O Ministério de Saúde prevê que 1.567.976 pessoas, no Ceará, serão vacinadas durante o período e, por isso, disponibilizará 1.716.940 doses da vacina para o estado.
Em todo o Brasil, o público-alvo representa aproximadamente 39,2 milhões de pessoas. A meta é vacinar 31,3 milhões de brasileiros, o que equivale a 80% do público-alvo. A campanha irá contar com 65 mil postos de vacinação e envolvimento de 240 mil pessoas, com a utilização de 27 mil veículos, entre terrestres, marítimos e fluviais. Além disso, serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
Durante a apresentação da campanha, o ministro fez um apelo para que todos os integrantes do grupo prioritário se vacinem. “É importante que estas pessoas, com doenças cardíacas, pulmonares, obesos, transplantados renais ou que tenham alguma doença crônica associada, procurem os postos de vacinação e levem a prescrição”, explicou Padilha.
O ministro ressaltou ainda que neste ano, o Ministério da Saúde decidiu incluir também as mulheres em puerpério (45 dias após o parto) porque este grupo apresenta as mesmas condições de saúde das gestantes e também pelo fato de que, na amamentação, a vacina ajuda a proteger o bebê.
Prescrição
Os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, os pacientes devem solicitar prescrição médica na próxima consulta.
Balanço
Segundo o Ministério de Saúde, na campanha de 2012, 26 milhões de pessoas foram vacinadas o que representa 86,3% da população-alvo. O índice superou a meta de 80% prevista. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe.

Fonte: Tribuna do Ceará (Jangadeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário