Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quarta-feira, 25 de março de 2020

HIDROLÂNDIA - FORTE CHUVA, NO CEARÁ, INVADE CASAS, COMÉRCIOS E DEIXA PELO MENOS 40 FAMÍLIAS DESALOJADAS

Foto: Mateus Ferreira/Sistema Verdes Mares
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o nível do Rio Batoque, que passa pelo município, subiu e alagou os quatro distritos da cidade.
Uma forte chuva atingiu a cidade de Hidrolândia, na Região da Ibiapaba do Ceará, na noite desta terça-feira (24), e deixou pelo menos 40 famílias desalojadas. Ruas e as principais avenidas do município ficaram alagadas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o nível do Rio Batoque, que passa pelo município, subiu e alagou os quatro distritos da cidade: Betânia, Conceição, Hidrolândia (Centro) e Irajá.
A chuva iniciou no fim da tarde e a água invadiu residências e arrastou eletrodomésticos e móveis. O comércio também foi afetado. Vários comerciantes perderam seus produtos.
Moradores reclamam também da falta de energia em alguns bairros. Sobre a falta de energia, a Enel Distribuição Ceará informou que, após as fortes chuvas que atingiram Hidrolândia parte da rede elétrica foi danificada, causando falha no fornecimento em alguns pontos. A distribuidora esclareceu que técnicos já estão trabalhando para normalizar o fornecimento de energia o quanto antes.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Sobral e Canindé foram à cidade para fornecer apoio. Ainda segundo os bombeiros, a Rodovia CE-187, entre Santa Quitéria e Hidrolândia, chegou a ficar interditada por causa das inundações.
O G1 entrou em contato com a prefeitura de Hidrolândia para saber sobre quais as medidas emergenciais que serão tomadas sobre as famílias desabrigadas, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Alerta de potencial perigo do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou, nesta terça-feira (24), sobre ocorrência de chuvas intensas nas regiões Central, Centro-Sul, Sertão dos Inhamuns e parte do Vale do Jaguaribe e Ibiapaba do o Ceará, com ventos de 40 a 60 Km/h. O aviso de “potencial perigo” vale até as 11h desta quarta.
O órgão afirmou também que existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A previsão do Inmet para Hidrolândia durante toda a quarta é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
O Inmet também divulgou as seguintes instruções:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Por G1 CE
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/03/25/forte-chuva-em-hidrolandia-no-ceara-invade-casas-comercios-e-deixa-pelo-menos-40-familias-desalojadas.ghtml 

Fonte: G1 CE
Fotos: Mateus Ferreira/Sistema Verdes Mares/G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário