Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quarta-feira, 19 de junho de 2019

CEARÁ - APÓS 27 DIAS, SERTÃO CENTRAL VOLTA A RECEBER CHUVAS COM MAIS DE 70 MILÍMETROS

Foto: Prefeitura de Solonopole/G1
Segundo a Funceme, nas últimas 24 horas, choveu em pelo menos 41 cidades do estado.
A Região do Sertão Central do Ceará voltou a receber chuvas com mais de 70 milímetros. Há 27 dias, a região não recebia chuvas intensas que ultrapassem essa marca, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A região que mais recebeu chuvas entre terça-feira (18) e quarta-feira (19), além do Sertão Central, foi o Vale do Jaguaribe.

Segundo a Funceme, nas últimas 24 horas, choveu em pelo menos 41 cidades do estado. O maior registro de precipitação ocorreu em Solonópole, no Sertão Central, com 71,4 milímetros. Em seguida aparecem Potengi, com 59 milímetros; e Potiretama, com 43 milímetros.
Também choveu em Quixeramobim (39 milímetros) e Jaguaribe (34 milímetros).
Previsão para os próximos dias
Após dois dias de chuvas concentradas, principalmente, no Centro-Sul do Ceará, a previsão para quarta e os próximos dois dias é de predomínio de nebulosidade variável sem expectativa de chuvas em todas as macrorregiões do estado.
Conforme análise das condições atmosféricas realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) que contribuiu para as precipitações recentes já se dissipou e não há outro sistema indutor de chuvas próximo ao Ceará neste momento.
Cenário hídrico
Com o fim da estação de chuvas, o Ceará entrou na Pós-Estação, período de precipitações mais escassas. Junho tem normal climatológica de apenas 37,5 mm, o que reforça a necessidade do uso consciente da água.
Atualmente, dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 72 açudes estão com capacidade abaixo dos 30%. O Castanhão, principal reservatório do estado, apresenta apenas 5,41% do seu volume total.
Por G1 CE
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/06/19/apos-27-dias-sertao-central-do-ceara-volta-a-receber-chuvas-com-mais-de-70-milimetros.ghtml 

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário