Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

JUSTIÇA ELEITORAL - BIOMETRIA SERÁ OBRIGATÓRIA EM RERIUTABA E 55 CIDADES CEARENSES EM 2020

Foto: Divulgação
CADASTRO ELEITORAL - Mais de 1,4 milhão de eleitores em 55 cidades necessitam cadastrar biometria para 2020.
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) reabriu o atendimento para cadastramento eleitoral. Já pensando nas eleições de 2020, quando a identificação biométrica será obrigatória em 55 municípios, inclusive em Fortaleza, a preocupação da Corte é convocar cerca de 1,4 milhão de eleitores que ainda não fizeram a biometria nestas cidades para realizarem o registro.
A intenção é evitar que este público deixe para a última hora e ofertar melhor atendimento.
Desde o último dia 5 de novembro, os eleitores passaram a poder solicitar novamente o alistamento eleitoral, regularizar a situação (por ausência às urnas ou para revisão biométrica) e a transferência do título. O cadastro é reaberto sempre após as eleições. O atendimento ficará à disposição dos eleitores até 150 dias antes das eleições de 2020.
O atendimento em Fortaleza é feito na Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-CE, nas centrais de serviços do Vapt Vupt dos bairros de Antônio Bezerra e Messejana e na unidade móvel estacionada no Parque da Criança.
Muitos eleitores já compareceram na Central do TRE-CE. Gleiciane Nunes, 18, foi à justiça eleitoral para solicitar o título de eleitor pela primeira vez. "Eu vim tirar por causa do emprego. Eu preciso dele para ser contratada", conta.
Moisés Almeida, 39, regularizou sua situação. "Eu precisava de uma certidão de quitação eleitoral para o meu emprego", relatou. "Foi rápido e fui bem atendido", contou.
Raimundo Rocha Filho, 49, aproveitou para resolver todas as pendências com a justiça eleitoral. "O meu título foi cancelado. E aí eu aproveitei, paguei a taxa, mudei a minha localização de votação, fiz a biometria, que eu não tinha feito", disse.
Para o analista judiciário do TRE-CE, Anderson Frota, o atendimento reiniciado tem correspondido à expectativa, pois procura tem sido muito grande. "Nós estamos nos esforçando para atender cada pessoa que nos procura da maneira mais rápida possível", informa.
Anderson analisa também que as necessidades dos eleitores variam muito. "Muitos buscam certidões de quitação, querendo regularizar a sua situação em relação à última eleição para poder obter passaporte, fazer o alistamento eleitoral", revela.
A coordenadora de administração do cadastro eleitoral, Lorena Belo, explica a importância de não deixar para depois a busca pelos serviços. "Será de fato muito mais cômodo para o eleitor buscar o atendimento do TRE desde já, evitando assim as longas filas e o grande tempo de espera que são tão comuns em finais de prazo", discorre.
A suspensão do atendimento durante a disputa eleitoral é prevista na legislação eleitoral. "Esse período de suspensão do atendimento está previsto nos normativos legais que regem o Cadastro Eleitoral e é necessário para que possamos preparar nossa base de dados", argumenta.

CIDADES
ONDE A BIOMETRIA SERÁ OBRIGATÓRIA
Acopiara
Aiuaba
Alto Santo
Antonina do Norte
Ararendá
Araripe
Arneiroz
Assaré
Baixio
Beberibe
Campos Sales
Catarina
Deputado Irapuan Pinheiro
Ererê
Fortaleza
Graça
Independência
Ipaumirim
Ipu
Ipueiras
Iracema
Jaguaretama
Jaguaribara
Massapê
Milhã
Monsenhor Tabosa
Morrinhos
Mucambo
Nova Russas
Novo Oriente
Orós
Pacujá
Parambu
Pereiro
Pires Ferreira
Piquet Carneiro
Poranga
Potengi
Potiretama
Quiterianópolis
Quixeramobim
Reriutaba
Saboeiro
Salitre
Santana do Acaraú
São João do Jaguaribe
Senador Pompeu
Senador Sá
Solonópole
Tabuleiro do Norte
Tamboril
Tarrafas
Tauá
Umari
Varjota

SERVIÇO
Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-CE
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Avenida Almirante Barroso, 601
Vapt Vupt Messejana
Horário: das 8 às 14 horas
Local: Avenida Jornalista Tomaz Coelho, 408
Vapt Vupt Antônio Bezerra
Horário: das 8 às 14 horas
Local: Rua Demétrio Menezes, 3750
Unidade Móvel
Horário: das 8 às 14 horas
Local: Cidade da Criança, no Centro
DAVID MOURA
https://www.opovo.com.br/jornal/politica/2018/11/biometria-sera-obrigatoria-em-55-cidades-cearenses-em-2020.html 

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário