Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quarta-feira, 19 de abril de 2017

RIO JAGUARIBE - ESPECIALISTAS AVALIAM QUE NÃO É PRECISO PÂNICO APÓS PEIXES SEREM ACHADOS COM LARVAS

Foto: Alex Santana/Iguatu.Net/Tribuna do Ce
Se devidamente cozido, o peixe atacado pelas larvas não causa prejuízos à saúde humana.
Larvas de parasitas do gênero Clinostomum foram identificadas como sendo as encontradas em peixes peixes no Rio Jaguaribe em 30 de março último. É o que resultou análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), concluída na última semana.
Os parasitas causam a “Doença dos Pontos Amarelos”, que pode resultar na morte do peixe.
Caramujos são os hospedeiros usuais das larvas do verme, mas os peixes também podem ser atingidos, assim como seres humanos que entrem em contato com a água contaminada.
A contaminação se dá quando fezes de animais e aves que contam com as larvas entram em contato com a água.
Apesar disso, se devidamente cozido, o peixe atacado pelas larvas não causa prejuízos à saúde humana — embora especialistas não recomendem o consumo. O verme é da mesma classe do que causa a barriga d’água.
Em entrevista à Jangadeiro FM, a analista físico-químico da Divisão de Produtos do Lacen Fátima Suely diz ter achado estranho que os peixes tenham sido em encontrados ambiente de água corrente, que, por sempre “se renovar”, dificulta a ação do parasita. “Até me questiono será se esse peixe era do rio mesmo? Ou será que era do criatório de peixes?”
http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/saude/especialistas-avaliam-que-nao-e-preciso-panico-apos-peixes-serem-achados-com-larvas/

Fonte: Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário