Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

EFEITOS DA CRISE - GASTOS COM CONTA DE LUZ SÃO OS MAIS SENTIDOS NO BOLSO

Foto: Tuno Vieira/DN
A conta de luz residencial vem ocupando o maior peso na vida financeira dos consumidores no contexto atual de recessão. econômica. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) investigou quais são as consequências da crise na vida dos consumidores e mostra que os impactos são inegáveis no bolso. Dentre os entrevistados, 80,4% afirmaram sentir aumento na fatura mensal de eletricidade e 69,1% nas compras mensais de supermercado.
Essas também são as despesas que tiveram os maiores aumento, com cerca de 33,4% e 27,4% de elevação média no decorre dos últimos 6 meses, respectivamente, segundo a percepção dos entrevistados.

Fatores externos
A pesquisa mostra ainda que os fatores externos relacionados à crise econômica são mencionados por metade dos participantes (50,9%) para justificar o fechamento das contas no vermelho: não conseguir pagar as contas com o salário porque as coisas estão mais caras (17,5%), a diminuição da renda (15,7%) e a perda do emprego (11,0%).
De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o atual momento de crise econômica do Brasil já está fazendo com que os brasileiros alterem muitos dos seus hábitos de consumo.
"Passar a comprar produtos similares aos que estão acostumados, mas de marcas mais baratas e frear os gastos com refeições fora de casa são algumas das mudanças que podem e devem ser realizadas para ajudar no orçamento pessoal e da família", defende.
O levantamento comprova estas mudanças de comportamento: 50,8% dos entrevistados garantem ter diminuído a compra de roupas, calçados e acessórios; 47,9% aumentaram a aquisição de produtos de marcas similares mais baratas; 44,9% diminuíram as refeições fora de casa; 27,0% diminuíram o consumo de produtos básicos, incluindo alimentos e produtos de higiene.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/gastos-com-conta-de-luz-sao-os-mais-sentidos-no-bolso-1.1493213

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário