Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

NATUREZA - FIM DE SEMANA RESERVA QUATRO ESPETÁCULOS ASTRONÔMICOS

Foto: Nasa/DN
Os amantes da astronomia terão bons motivos para ficar de olho (ou telescópio) nos céus nos próximos quatro dias.
Pelo menos quatro espetáculos naturais poderão ser vistos da Terra: a nebulosa Saturno, as estrelas Fomalhaut e Enif, o planeta Netuno e o padrão estelar Diadema de Peixes. Confira como observá-los:
Nebulosa Saturno
Nesta quinta-feira (27), a menos de dois graus à direita da Lua crescente, a pequena, porém brilhante, Nebulosa Saturno poderá ser vista da Terra com um mero telescópio doméstico.
De aparência semelhante ao planeta homônimo, este objeto celeste localizado a 3.900 anos-luz da Terra é composto por restos gasosos de uma estrela.
Fomalhaut e Enif
Na sexta-feira, o satélite natural da Terra poderá ser visto entre duas das mais brilhantes estrelas do céu da primavera. Enquanto do lado inferior esquerdo da Lua estará Fomalhaut, da constelação de Peixe Austral, no canto superior direito estará Enif, considerada o nariz da constelação de Pegasus.
Netuno
Oitavo planeta do Sistema Solar, o azul Netuno poderá ser visto (também com ajuda de telescópio doméstico) no mesmo dia das duas estrelas, com a constelação de Aquário ao fundo, a cinco graus da Lua. Localizado há cerca 4,5 bilhões de quilômetros do Sol, o planeta passou a ser considerado o último de nosso sistema após a reclassificação de Plutão para planeta-anão, em 2006.
Diadema de Peixes
Já no domingo (30), a Lua minguante poderá ser vista enquanto desliza pelo céu do Sul, até a constelação de Peixes. Ao bloquear o brilho do satélite natural da Terra com a palma da mão, será possível observar, à direita, o padrão estelar chamado de Diadema, que se estende por cerca de cinco graus no céu.
Com informações: Jornal O Globo.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário